“Correio Sul”, de Antoine de Saint-Exupéry
Literatura

“Correio Sul”, de Antoine de Saint-Exupéry

29 de maio de 2016 0

Primeiro romance publicado por Antoine de Saint-Exupéry, “Correio Sul” (Nova Fronteira, 120 páginas) conta a história do piloto de correio Bernis. Ele deve levar uma carga de França para a América do Sul, passando pela Espanha e pelo trecho marroquino do deserto do Saara. Nesta viagem ele relembra alguns acontecimentos de sua vida pregressa, como o início da carreira como piloto e o amor pelos clássicos da literatura, que ele compartilha com os colegas. Mas o principal destaque em suas lembranças é a relação tempestuosa do piloto com uma mulher casada, Geneviève.

O casamento dela com Herlin, que tem a “pretensão de um político”, vai de mal a pior. Quando o filho dos dois, recém-nascido, adoece e morre, o marido culpa Geneviève – dando a entender que Deus a puniu por sua suposta frieza. É quando ela vai procurar consolo nos braços de Bernis. Mas, no longo prazo, Geneviève não tem a menor ideia do que quer fazer na vida…

Eu gostei muito de “O Pequeno Príncipe” e de “Voo Noturno”, comentados no meu site. Só que o estilo reflexivo do autor, que tanto tinha me agradado neste último, em “Correio Sul” serve de base para uma história pretensiosa, que parece querer contar coisas grandiosas mas que simplesmente não sai do lugar. O livro é tão chato que suas 120 páginas parecem 240.

Espero que “Piloto de Guerra”, o próximo de Saint-Exupéry que pretendo ler, seja bem melhor. Potencial o cara mostrou que tem.

1

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *