junho 2015

Alguns belos dias na minha vida
Impressões
Alguns belos dias na minha vida
30 de junho de 2015 at 07:09 0
Um dos LPs que ouvi à exaustão durante a adolescência foi o fascículo referente a Henry Purcell da série Mestres da Música. São suítes com normalmente 4 partes cada (um prelúdio inicial seguido de algumas danças, allemanda, courante, sarabanda, estas coisas). Não, nunca me liguei muito em Henry Purcell, não - só sei que era inglês e viveu no sec. XVII. Cheguei a comprar um cd com peças vocais dele... mas nem sei onde anda, não fez parte da minha vida. Só as “Oito Suítes para Cravo” foram importantes. (mais…)
Leia mais +
Drudkh e Hate Forest: traduções de textos (feitas em 2006)
Música, Traduções
Drudkh e Hate Forest: traduções de textos (feitas em 2006)
28 de junho de 2015 at 07:34 0
Roman Saenko é um ucraniano responsável por duas das minhas bandas de metal extremo preferidas: Drudkh e Hate Forest. É difícil achar qualquer coisa sobre ele na internet - mesmo fotos são raríssimas. Para matar minha própria curiosidade a respeito do assunto, traduzi os dois textos abaixo sobre suas bandas, obtidos no site francês Metalorgie. (mais…)
Leia mais +
You can see the gladness in their eyes
Música
You can see the gladness in their eyes
27 de junho de 2015 at 05:12 0
Você pode ver a alegria nos olhos deles. Esta frase eu li numa Spin que saiu em torno de 1992-1993, e ela versava sobre a reação do público a um show do L7. (mais…)
Leia mais +
Um drama aparentemente insignificante
Impressões
Um drama aparentemente insignificante
26 de junho de 2015 at 04:38 0
Eu estava passeando com minha filhinha no Passeio Público, espécie de zoológico antigo e de localização central na cidade de Curitiba. Tendo sido num passado quase distante um local de encontro de intelectuais, atualmente o Passeio Público, principalmente nos finais de semana, abriga uma grande quantidade de empregadas domésticas, operários, caixas de supermercado - ou seja, representantes das chamadas "camadas menos favorecidas da sociedade". (mais…)
Leia mais +
A esposa solitária, de Satyajit Ray
Cinema
A esposa solitária, de Satyajit Ray
23 de junho de 2015 at 15:15 0
Nas primeiras cenas de “A esposa solitária”, filme do grande diretor indiano Satyajit Ray, Charulata, a esposa (vivida pela linda Madhabi Mukherjee), anda solitária de lá para cá numa casa belíssima e enorme. (mais…)
Leia mais +
Georg Trakl, poeta austríaco
Literatura
Georg Trakl, poeta austríaco
23 de junho de 2015 at 05:57 0
Existem escritores que marcam uma época de nossa vida e depois são meio que esquecidos. Outros marcam de maneira um pouco mais profunda: por mais que os deixemos de lado por uma época, acabamos retornando a eles mais cedo ou mais tarde. Já com o poeta austríaco Georg Trakl, comigo, a coisa vai um pouco mais longe: sou meio obcecado pela sua poesia desde que li um verbete sobre ele na antiga Enciclopédia Abril, aí pelo início dos anos 80. Mais de trinta anos depois, continuo lendo e relendo seus poemas, procurando tudo o que consigo encontrar de e sobre Trakl em sebos, na internet, onde for possível. Criei até uma página na internet (http://georgtrakl.diaryland.com - que abandonei há alguns anos e que infelizmente está com sérios problemas de formatação) só para guardar as coisas que encontro sobre o poeta por aí. Minha última aventura com Trakl é ler uma edição de suas poesias completas em espanhol, duas páginas por dia e com dicionário - ainda estou no começo da "aventura". (mais…)
Leia mais +