maio 2025

Resumo de “3040”
Obra Literária
Resumo de “3040”
25 de maio de 2025 at 14:52 0
Pedi para a ferramenta Gemini, do Google, para resumir meu romance a ser publicado ainda este ano, “3040”. Segue o resumo. *** O texto narra a vida de Sílvia Chomsky, uma jovem que vive em um Condomínio futurista, um complexo de edifícios gigantescos na costa atlântica da antiga América do Sul, no ano de 3040. A humanidade se realocou para o Condomínio séculos atrás devido a uma série de pandemias e uma decisão conhecida como o Grande Salto para o Litoral (GSL). Nesse futuro, o trabalho é opcional, com máquinas realizando a maior parte das tarefas. Sílvia inicia um diário, o qual ela pretende enterrar para um futuro leitor chamado Isaquinho, como uma forma de registrar a vida em sua época.

Personagens e Relações Chave A vida de Sílvia é moldada por suas relações e uma profunda exploração de si mesma e do mundo ao seu redor:
  • Mariana: Sua melhor amiga, uma mulher promíscua e de beleza estonteante, que trabalha com otimização de alimentos. Mariana é uma católica fervorosa, tentando conciliar sua fé com sua vida sexual. Com o tempo, sua vida passa por uma transformação drástica devido ao relacionamento com José B.
  • Paulo: O primeiro namorado de Sílvia, que retorna à sua vida após anos de separação. Paulo é um engenheiro de hidrelétricas e ateu, mas tem visões recorrentes da Virgem Maria que ditam suas decisões. O relacionamento deles é central na narrativa.
  • Benjamin: Irmão de Sílvia, um enxadrista profissional de nível mundial, que é o grande ídolo de Sílvia e objeto de seu ciúme. Ele enfrenta seus próprios desafios no amor e na fé.
  • Sara: Namorada de Benjamin, uma surfista profissional que, ironicamente, é quem introduz Sílvia à prática de sair para a Natureza (o mundo exterior ao Condomínio).

A Jornada de Sílvia A narrativa acompanha a evolução pessoal de Sílvia em diversas frentes:
  • Amor e Sexualidade: O retorno de Paulo reacende seu desejo, mas a exigência dele de abstinência sexual até o casamento, baseada nas visões da Virgem Maria, a leva a buscar satisfação sexual com outros parceiros, inclusive pagando por sexo. Ela se questiona sobre sua própria sexualidade, chegando a ter experiências com mulheres. A abstinência com Paulo intensifica a idealização dele, que se transforma em uma intimidade mais "real" e crua após consumarem o relacionamento.
  • Carreira e Educação: Sílvia decide abandonar a vida de "vagabunda" e ingressar na Universidade de Varsóvia para estudar arqueologia, focando no Império Wari. Ela se destaca academicamente, revelando-se uma aluna excepcional. Este novo caminho lhe confere um status diferente e acesso a luxos antes restritos aos trabalhadores.
  • Religião e Crise de Fé: A morte de seu pai, Seu Isac, a mergulha em uma profunda crise existencial e religiosa. Ela se sente culpada e inadequada como judia, especialmente após um confronto com Benjamin. Ela se aprofunda no estudo do Alcorão e se sente atraída pelo Islã, chegando a usar o hijab e considerar a conversão. Essa busca a leva a se confessar com padres católicos, que a ajudam a processar suas emoções e sua complexa relação com Deus.
  • O Julgamento e o Casamento: Suas tatuagens (inspiradas em desenhos de henna muçulmanos) e seu interesse pelo Islã levam o Rabino Enrique a iniciar um processo de excomunhão contra ela. Para se casar com Paulo na sinagoga, ela concorda em remover as tatuagens e adiar o casamento. Apesar das dificuldades, o casamento judaico acontece. Durante a cerimônia, Sílvia se sente, pela primeira vez, verdadeiramente conectada ao judaísmo.

O Mundo de 3040 e suas Revelações O texto detalha aspectos intrigantes da sociedade do Condomínio:
  • Tecnologia e Mobilidade: A vida ocorre em cubículos, com transporte por Naves X (dentro do edifício) e Naves Y (entre edifícios). As universidades e complexos olímpicos são edifícios à parte. O InterSistemas é a principal forma de comunicação e interação social.
  • A "Natureza" e Cidades Escondidas: A Natureza é vista como um lugar perigoso e inabitado, salvo por "selvagens" e "gutter punks". No entanto, Paulo, através de drones, descobre uma cidade aparentemente normal, Anchorage, no Alasca, vivendo como nos tempos pré-GSL. Isso levanta questões sobre experimentos secretos do Governo Central.
  • Privacidade e Vigilância: Embora os cubículos ofereçam privacidade, os cidadãos são filmados constantemente, com gravações usadas em "casos extremos". A confissão católica é um dos poucos momentos sem gravação.

Transformações nas Relações e Crises Pessoais As relações de Sílvia se transformam com as experiências:
  • Mariana e José B.: Mariana se apaixona por José B., um cantor católico conservador. Ela larga sua vida promíscua e seu emprego para se tornar sua assistente. No entanto, José B. a trata de forma desrespeitosa, e Sílvia percebe que a antiga Mariana, livre e bondosa, se tornou manipuladora e carente de atenção. Mariana, por sua vez, usa o casamento de Sílvia como um "sinal" para decidir se volta com José B., revelando suas complexas motivações.
  • Benjamin e Sara: Benjamin, após sua vitória no xadrez, passa por uma crise ao ser deixado por Sara, que busca um relacionamento aberto e se apaixona por outro surfista. No auge de sua tristeza, ele agride verbalmente Sílvia, mas eles se reconciliam, e Benjamin expressa arrependimento e uma nova compreensão de sua fé.
  • A Família e o Judaísmo: A família de Sílvia e Paulo se adapta às suas escolhas. O pai de Sílvia, Seu Isac, falece, o que a abala profundamente. Paulo, em seu processo de conversão, surpreende a todos ao se apegar genuinamente ao judaísmo, encontrando acolhimento na comunidade. O casamento de Sílvia e Paulo na sinagoga com o Rabino Enrique é um ponto alto, com o rabino, que antes a antagonizava, expressando orgulho por seu sacrifício.

O Casamento e Conclusões O casamento de Sílvia e Paulo é um evento marcante, cheio de simbolismo e tensões resolvidas e não resolvidas. Sílvia, que havia secretamente incorporado símbolos muçulmanos em seu corpo e em sua prática, se vê forçada a removê-los pelo rabino. No dia do casamento, ela experimenta uma profunda conexão com o judaísmo e o amor por Paulo, ao mesmo tempo em que a complexidade de suas escolhas e a inconstância de algumas relações se tornam evidentes. A narrativa termina com Sílvia e Paulo em sua lua de mel, refletindo sobre suas jornadas. Sílvia, agora uma mulher madura e estudiosa, aceita as surpresas da vida e a interconexão de suas experiências, concluindo que o amor e a fé, em suas diversas formas, são guias em um mundo em constante mudança. *** Se você estiver interessado em receber este e outro textos meus semanalmente, clique aqui e cadastre seu e-mail.
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Os melhores discos de todos os tempos – Um texto com título pomposo e irreal para qualquer pessoa que não seja eu mesmo
Música
Os melhores discos de todos os tempos – Um texto com título pomposo e irreal para qualquer pessoa que não seja eu mesmo
18 de maio de 2025 at 14:04 0
Gosto muito de listas, e acabei fazendo mais uma. O título é pomposo e completamente irreal para qualquer pessoa que não seja eu mesmo: “Os dez melhores discos de todos os tempos”. Como escolher só dez entre todas as coisas que eu gosto seria uma tarefa difícil demais até para mim – que costumo não ligar muito para as coisas que ficam fora de listas – meio que me obriguei a estabelecer certas regras para diminuir a quantidade de candidatos. Não poderiam entrar coletâneas, fossem oficiais ou do Spotify – o que já diminui bastante o universo pesquisado, pois coisas que eu amo, como Nirvana, Ashley All Day, Mgła, The Brian Jonestown Massacre, Elliott Smith, Elvis Presley ou XXXTentacion, que quase que só conheço por coletâneas do Spotify, cairiam fora de cara. Não poderia ser música clássica, estilo que eu quase só escuto em álbuns, e que merece uma lista à parte. Teriam de ser discos que estou sempre revisitando e que me fazem pensar, antes de escutar: "hoje é dia de ouvir AQUELE álbum". Não são tantos álbuns assim, acabou sendo mais ou menos fácil fazer a lista. Ela segue, por ordem de lembrança. Os links são de textos que já escrevi sobre os artistas e/ou discos em questão.
  1. "Dopethrone", de Electric Wizard (2000): só quem já ouviu como cresce a segunda faixa do álbum, “Funeralopolis”, nos primeiros minutos, consegue ter ideia do que estou falando. Esta banda de stoner/doom britânica é uma espécie de Black Sabbath da fase Ozzy Osbourne mais pesada, mais lenta, e – desculpem – melhor.
  2. "Useless"Bones (2016): quando de seu lançamento, terminei meu texto sobre esta obra-prima do rapper americano com a seguinte frase bombástica: "O melhor disco de todos os tempos? Provavelmente." Fico me perguntando se exagerei naquele texto de 2016. Acho que não.
  3. "Low in High School", de Morrissey (2017): são tantas as obras-primas deste disco que fico até meio sem graça de falar a respeito: “My Love, I'd Do Anything for You”“Home Is a Question Mark”“Spent the Day in Bed”“In Your Lap”“When You Open Your Legs”.
  4. "Advaitic Songs", de Om (2012): quando a moça começa a cantar uma espécie de mantra na faixa inicial do disco desta banda americana de stoner rock, “Addis”, eu e a Valéria sabemos que a coisa vai ser séria.
  5. "100th Window", de Massive Attack (2003): eu me sinto viajando quando escuto esta obra-prima da banda de trip hop de Bristol, no Reino Unido. Não me conformo que a crítica da época – pelo menos a que eu tive acesso - achou que "100th Window" era muito pior que o anterior, "Mezzanine" (tá bom, este é uma obra-prima também).
  6. "Fold Your Hands Child, You Walk Like a Peasant", de Belle and Sebastian (2000): parece que vou para outra dimensão quando escuto o disco inteiro, especialmente “Waiting for the Moon to Rise”, em que Sarah Martin canta que parece um anjo. Também foi meio mal-recebido na época por aqui.
  7. "Welcome to the Sky Valley", de Kyuss (2000): até hoje não me conformo de nunca ter escrito uma linha sobre este grupo americano de stoner rock que estou sempre ouvindo, e que originou outras fantásticas bandas, como Queens of the Stone Age, Hermano e Fu Manchu. Quando estou meio chateado, é só colocar “Supa Scoopa and Mighty Scoop” e o incômodo desaparece na hora.
  8. "The Velvet Underground & Nico" (1967): eita: “Sunday Morning”“I'm Waiting For The Man”“Venus in Furs”“Run Run Run”“Heroin”“I'll Be Your Mirror”“European Son”: tem vanguarda, tem doçura, tem melodia, tem coisa estranha, e tem um talento infinito.
  9. "In Washington D.C. 1956 Volume Four", de Lester Young (1956): único disco de jazz da lista, sobre o qual já falei aqui. Já nos primeiros acordes sou transportado para meu quarto de solteiro, na casa dos meus pais – uma rara recaída de saudosismo. Mas o disco sobrevive – e bem – sem isso.
  10. "Starboy", de The Weeknd (2016): quando começa aquela batida louca criada pelo Daft Punk em "Starboy", eu, a Valeria e a Teresa sabemos que a coisa vai ser séria. E tem Reminder. Precisa mais? Nem precisaria, mas tem: “Party Monster”“Six Feet Under”“Nothing Without You”“Ordinary Life”“I Feel It Coming” (também com Daft Punk).
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O Papa Leão XIV e meu sogro – um texto sobre religião e saudade
Obra Literária, Religião
O Papa Leão XIV e meu sogro – um texto sobre religião e saudade
11 de maio de 2025 at 12:01 0
Meu sogro tinha um pai ateu e comunista, mas se converteu ao catolicismo – influenciado pela leitura de São Tomás de Aquino – aos dezessete anos, acho. Ele ia assistir às missas todos os domingos na Igreja do Bom Jesus, às onze da manhã. Ficava de pé durante toda a cerimônia, lá atrás dos últimos bancos. Não lembro bem se era para dar lugar para as outras pessoas ou porque achava que era melhor assim mesmo. Afinal de contas, viveu mais de noventa anos, fazendo exercícios e yoga todas as manhãs; quem sabe ele pensasse que ficar de pé o ajudava fisicamente. Ele sempre falava da Encíclica Rerum Novarum, de Leão XIII, que foi a primeira na história da Igreja a mostrar preocupação com as condições dos trabalhadores durante a Revolução Industrial. Meu sogro tinha uma edição da encíclica, e eu a herdei e fiquei com ela muitos anos, mas nunca a li. Eu achava que estava aqui em casa ainda, mas não a achei. Quem sabe a encontre um dia. Antes da eleição do Papa Leão XIV, eu e a Valéria discutimos sobre qual seria o nome do novo pontífice: ela disse que, se pudesse ser papa, escolheria o nome de Leão, ou Leoa, não lembro bem. Na hora, como sempre acontecia quando ouvia comentários sobre o Papa Leão XIII, me lembrei do meu sogro e da sua edição da Rerum Novarum. Quando foi anunciado que o nome do novo papa seria Leão XIV, obviamente me lembrei do meu sogro, e fiquei muito feliz pela lembrança dele – e, claro, com muita saudade daquele senhor com quem eu convivi tanto, e que era, assim como a minha mãe, muito intempestivo e muito bondoso – e, também como a minha mãe, bem mais bondoso que intempestivo, diga-se. E fiquei feliz por ser a pessoa na família que herdou o costume de ir à missa todos os domingos no Bom Jesus. Mas eu não só não fico de pé nas horas em que posso me sentar, como fico em algum banco bem perto do altar. Ao contrário do meu sogro, não gosto muito de fazer exercícios. *** Se você tiver interesse em receber este e outros textos meus semanalmente, clique aqui e cadastre seu e-mail.
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Helena Morley e George Orwell – Dois livros de memórias muito diferentes
Literatura
Helena Morley e George Orwell – Dois livros de memórias muito diferentes
4 de maio de 2025 at 13:33 0
Helena Morley era uma menina de treze anos, vivendo em Diamantina (MG) e que, estimulada pelo pai, começou a escrever seu diário em 1893. Em 1962 ele foi publicado com o nome de “Minha vida de menina” (Companhia de Bolso, 325 páginas). O inglês George Orwell, o grande escritor de “1984” e “A revolução dos bichos”, viveu como subempregado e até como mendigo (não está muito claro para mim se por alguma experiência literária ou por pura necessidade) e contou suas experiências em “Na pior em Paris e em Londres” (TriCaju, 224 páginas, tradução de Débora Isidoro, publicado originalmente em 1933). Dois livros de memórias escritos com cerca de trinta anos de diferença, mas quanta diferença! “Minha vida de menina” é doce, alegre, engraçado, e “Na pior em Paris e Londres” é chocante e pesado, a começar pelo título. Em 1893, quando começa o diário de Helena Morley, a escravidão tinha sido abolida no Brasil apenas quatro anos antes, e a República, proclamada há três. Vivendo em Diamantina, a menina descreve uma vida muito próxima daquela do Império: é fascinante, para o leitor de hoje, saber detalhes de como os moradores iam de um lugar para outro, o que comiam, quais eram as suas diversões, como era intensa a sua vida social. Filha de um inglês com uma brasileira, é evidente para o leitor que Helena Morley não tinha racismo nenhum, já que tratava os negros como tratava os brancos; por outro lado, nota-se facilmente a condescendência com que os negros eram tratados pelos brancos, e como o ex-escravizados, frequentemente sem condições de vida melhor, continuavam morando nas propriedades dos antigos donos para os quais trabalhavam. Mas “Minha vida de menina” é mais do que um importante documento histórico: os comentários da adolescente são divertidos, vívidos, e as considerações sobre as muitas pessoas com as quais convivia são sempre agudos e inteligentes. Não à toa, grandes escritores como George Bernanos, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa e Elisabeth Bishop (que chegou a traduzir o livro para o inglês) eram fãs do livro. George Orwell trabalhou como assistente de cozinha em Paris, e descreve com grande detalhe como era intenso e desumano o ritmo de trabalho, e como o salário mal dava para viver. Ele tem uma proposta de um amigo para trabalhar em Londres, mas, quando chega lá, descobre que a vaga seria aberta apenas alguns meses depois de sua chegada. Logo em seguida ele é assaltado, fica sem reserva financeira nenhuma e vive como mendigo: conhece albergues e restaurantes para desabrigados (em alguns dos quais ele deve, para seu grande desgosto, rezar na capela para receber o alimento) e tem que – junto com outros mendigos – se deslocar incessantemente pela cidade para não ser preso por vadiagem. É chocante sua descrição do que sentia quando estava com fome e não tinha condições de conseguir comida. Sou fã de George Orwell. Não só “A Revolução dos Bichos” e “1984” são obras-primas fascinantes, mas seus ensaios literários são sempre brilhantes, com estilo preciso e límpido (já comentei aqui sobre alguns livros do autor). Impressionante e perturbador, “Na pior em Paris e Londres” só me fez aumentar a admiração que tenho pelo autor. *** Quem estiver interessado em receber meus textos semanalmente, clique aqui e cadastre seu e-mail.
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“O belo sexo dos homens”, de Florence Ehnuel
Literatura
“O belo sexo dos homens”, de Florence Ehnuel
3 de maio de 2025 at 21:14 0
"Nesse sentido, e desde que ele não exiba o sexo de modo brutal ou vulgar, todo homem guarda em si magia e mistério, uma capacidade secreta e acrobática que provoca meu respeito e toda a minha admiração. Apenas esse espetáculo já é satisfatório. Apenas essa ideia já é enfeitiçante. Apenas esse mistério já seduz. Evidentemente, se o homem é grosseiro e faz uma demonstração exibida, é ridículo. Por que ser grosseiro quando já se é grande? Por que ser exibido quando se tem a capacidade, sem gesto suplementar, de apresentar-se e de oferecer-se amplamente? Isso faz a grandeza cair no grotesco, e a oferta, numa vā demonstração. É pura e simplesmente sacrilégio. Mas quando o espetáculo é verdadeiramente apresentado sem excesso de vaidade ou pudor, então eu acredito que não haja nada mais encantador. Acredito que não haja presente mais bonito. É até mesmo o presente por excelência. Que gesto mais bonito pode me ser dirigido, e ainda por cima com modéstia, que o de apontar-me como aquela que o motiva? Essa superação do corpo do homem por si mesmo, esse transbordamento de sua carne, essa concentração manifesta de sua energia, essa circulação de seu fluido capaz de bloquear seu refluxo, assim como a retração do prepúcio, o descobrimento da glande, a inchação das veias que sulcam, em frisas, os lados, a elevação do membro, tudo isso é tão fascinante, tão exaltante que, quando assisto a isso, só sei dizer: "Que maravilha! Esplêndido! Magnífico!" - do mesmo modo que posso exclamar diante de algumas grandiosas paisagens naturais sobre as quais nada posso dizer ao contemplá-las senão que estou satisfeita, e até embasbacada. Sublime! E se, além disso, posso pensar que tenho alguma influência nisso, nesse processo de multiplicação do pão, nesse afluxo do sangue, nesse vinho que tem a genialidade de correr abundantemente e de se estocar no lugar certo, então eu me sinto profundamente honrada. Encantada em conhecê-lo. Que honra pode ser superior a essa? Que honra maior?"
(in "O belo sexo dos homens", de Florence Ehnuel (Objetiva, 112 páginas, traduzido por Véra Lucia dos Reis, publicado originalmente em 2008). Como o próprio título já entrega, o livro é uma ode ao pênis.)
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“A garota que só pensava naquilo” e “Minha vida na horizontal”
Literatura
“A garota que só pensava naquilo” e “Minha vida na horizontal”
2 de maio de 2025 at 21:31 0
"A garota que só pensava naquilo - confissões de uma sedutora", de Abby Lee (Prestígio Editorial, 224 páginas, tradução de Vera Whately, publicado originalmente em 2006) e "Minha vida na horizontal - aventuras sexuais de uma noite só" (Bertrand Brasil, 267 páginas, tradução de Sibele Menegazzi, publicado originalmente em 2005) têm muito em comum: foram escritos na mesma época, são autobiográficos e descrevem sem nenhum pudor a vida sexual ativa de suas autoras. Mas, enquanto Chelsea Handler é uma humorista de stand-up de sucesso, Zoe Margolis (o nome real de Abby Lee) contou que perdeu suas oportunidades de emprego na indústria cinematográfica quando sua real personalidade foi revelada, e hoje escreve como uma mortal comum no X, aparentemente sem grande sucesso.
"A garota que só pensava naquilo" foi originada de um blog que foi descontinuado em 2018, com o mesmo nome do livro. Em uma de suas últimas postagens, ela conta que finalmente estava ficando em paz com seu corpo. O livro é muito bem escrito, e suas descrições de desejo sexual são bastante explícitas. Já "Minha vida na horizontal" tem como ponto forte o humor, e ri alto em diversas passagens do livro - mas desejo sexual também é descrito de maneira bastante forte e explícita. E no final de ambos os livros as autoras chegam à conclusão que, ao invés de uma vida promíscua, elas gostariam mesmo é de um relacionamento estável.
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