agosto 2015

Lançamentos de metal extremo mais ou menos recentes
Música
Lançamentos de metal extremo mais ou menos recentes
31 de agosto de 2015 at 05:04 0
Se em outros estilos tem gente que diz que a música acabou, e tal, o metal extremo vai muito bem obrigado. Alguns lançamentos dos últimos meses são uma prova viva disso.
A banda francesa Alcest tem atualmente um único membro, Neige - e mais alguns de estúdio ou ao vivo. O grupo começou com o estilo de raw black metal, mas depois da saída dos outros membros iniciais, Neige (neve, em francês) passou a misturar o estilo original com o shoegaze. (mais…)
Leia mais +
O prêmio Nobel de Literatura de 2011
Literatura
O prêmio Nobel de Literatura de 2011
30 de agosto de 2015 at 05:02 0
Pouco antes de sair de casa, liguei o computador, entrei no site oficial do Prêmio Nobel para esperar o resultado do Nobel de Literatura 2011. Tinha um vídeo que parecia sem som: numa sala grande, luxuosa e antiga, um enorme número de jornalistas com suas câmeras esperavam em completo silêncio. Dali a pouco abre-se uma porta e um sueco todo feliz sai, com um papel na mão, e começa a ler o que está escrito. É rápido. Ele fala em sueco. Enorme quantidade de aplausos. Aí ele lê o mesmo texto em inglês, e fico sabendo que o poeta sueco Tomas Transtörmer, favoritíssimo do ano passado (quando o vitorioso foi o romancista peruano Mario Vargas Llosa), finalmente recebeu a premiação. Philip Roth ficou de fora, de novo. Comecei a acompanhar com maior atenção o Nobel de Literatura em 2008, quando J.M.G. Le Clézio foi premiado. Eu tinha comprado um livro dele quase por acaso, Mondo et autres histoires, que tinha me deixado embasbacado. Fiquei tão feliz quando vi na página principal do UOL a vitória de Le Clézio que liguei para a minha mulher para contar. Coisa de criança mesmo. (mais…)
Leia mais +
Phelps, Phelps, Phelps
Esporte
Phelps, Phelps, Phelps
26 de agosto de 2015 at 22:07 0
Chegando em casa, liguei a televisão e fiquei espantado com o que vi: passava, ao vivo, a premiação dos 400 m medley da Olimpíada de 2012 e no lugar mais alto pódio estava o americano Ryan Lochte. Meio inesperado. De todo modo, se o segundo lugar de Thiago Pereira era espantoso (a primeira medalha olímpica do brasileiro), o esquisito mesmo era o terceiro lugar: Michael Phelps. Sim, o maior atleta olímpico da história, o ganhador de seis medalhas de ouro em Atenas (2004) e outras oito (!) em Pequim (2008), começava a Olimpíada de Londres em terceiro lugar. Três dias depois Phelps levaria a prata, perdendo para o francês Chad Le Clos nos 200 m borboleta. (mais…)
Leia mais +
Rápidos comentários sobre livros lidos – 4
Literatura
Rápidos comentários sobre livros lidos – 4
25 de agosto de 2015 at 13:08 0

Tenho uma razoável noção da Segunda Guerra Mundial, graças ao bom número de livros que li sobre o assunto: a guerra em si, o Holocausto, o Terceiro Reich. Por outro lado, o que eu sabia sobre a Primeira Guerra Mundial (a “Grande Guerra”) praticamente se resumia ao que se comenta sobre ela nos livros sobre a Segunda Guerra – principalmente, sobre as duras condições impostas aos derrotados alemães no Tratado de Versalhes, assinado em 1919, que foi um fator decisivo para a deflagração da guerra de 39/45. (mais…)

Leia mais +
“Heavy Metal, a história completa”, de Ian Christe
Música
“Heavy Metal, a história completa”, de Ian Christe
24 de agosto de 2015 at 13:04 0
Metaleiro que sou, recebi com desconfiança a notícia de que havia um livro chamado Heavy Metal – A História Completa, do jornalista norte-americano Ian Christe (Editora Arx, 479 páginas). Explico: assim como não existe, por definição, uma “lista de melhores” perfeita sobre qualquer coisa quando o assunto é arte, desconfiei de cara que um livro pretendendo contar a “história completa” do metal deixaria “muita coisa boa” de fora. Bobagem, claro. O assunto é por demais subjetivo. Num estilo tão vasto e mutifacetado como este, certamente se eu fosse escrever uma “história completa” do metal eu incluiria muita coisa que outros metaleiros desprezariam, e por aí vai. Minha crítica ao livro a seguir, portanto, tentará ser a mais imparcial possível (mesmo ressaltando que, para um fã do estilo como eu, imparcialidade é uma coisa difícil de ser conseguida!). (mais…)
Leia mais +
Krohm – o belo e o horroroso
Música
Krohm – o belo e o horroroso
23 de agosto de 2015 at 06:38 0
Em seu site no myspace, Numinas, o único integrante da banda americana Krohm, declara que começou o grupo (em 1995) para "escrever o mais sombrio, depressivo e emocionante black metal que se possa conceber". O Krohm, ainda segundo o seu integrante solitário, "não faz parte de nenhum movimento musical da atualidade - é uma música puramente individual, pessoal, escrita e executada" apenas para ele mesmo. O Krohm "nunca tocou e jamais tocará ao vivo" - restam portanto, seus discos. Além de algumas demos, a banda lançou dois álbuns sensacionais, "A World Through Dead Eyes", em 2004, e The Haunting Presence, de 2007 (provavelmente, ainda melhor que o anterior). É um som lento, depressivo, mas nem assim tão sombrio como quer o autor. Explico. (mais…)
Leia mais +
A Hateful Online Crèche
Música
A Hateful Online Crèche
22 de agosto de 2015 at 21:26 0
Se você domina o inglês, tem acesso à internet e quer saber alguma coisa sobre o Morrissey, a partir de apenas um único sitepoderá ter acesso a virtualmente TUDO a respeito do maior cantor e poeta (e inglês vivo) de todos os tempos. (mais…)
Leia mais +
Biografias de Nick Drake
Música
Biografias de Nick Drake
21 de agosto de 2015 at 03:01 0
Não gosto muito de biografias, não gosto muito de livros sobre música e não gosto muito de livros (ou documentários) com mais depoimentos do que histórias “contadas”. A partir disto, era esperado que eu não estivesse muito contente com a biografia do cantor cheia de depoimentos “Nick Drake: The Biography”, de Patrick Humphries, e que eu parasse a leitura aí com 40% do livro lido – o que realmente fiz, há uns meses. (mais…)
Leia mais +