Se você domina o inglês, tem acesso à internet e quer saber alguma coisa sobre o Morrissey, a partir de apenas um único sitepoderá ter acesso a virtualmente TUDO a respeito do maior cantor e poeta (e inglês vivo) de todos os tempos.
O site chama-se Morrissey-Solo. Morrissey-Solo. Ele é mantido por um americano chamado David Tseng e não é oficial. O trabalho de Tseng para manter a página é fantástico – todos os fãs do Morrissey têm uma profunda dívida de gratidão para com ele.
Ao acessar o site, você tem em destaque as últimas notícias sobre o cantor. No lado esquerdo superior estão os links para páginas de discussão, outros links, chat, etc. No centro podem ser lidas as últimas notícias sobre o cantor, enviadas normalmente pelos próprios acessantes.
Se você quiser mandar alguma notícia sobre Moz (ou mesmo uma nota insignificante sobre ele que você lera na imprensa), mande o texto para o e-mail de Tseng . Em se tratando de Morrissey, às vezes fica-se quase um ano sem qualquer notícia – já que o cara não é alcoólatra, não usa drogas, não fuma, não come carne, não quebra hotéis e quase não dá entrevistas. Se não houver shows ou um lançamento de disco, simplesmente não há notícia. Então surgem apenas notinhas que saem na imprensa da Inglaterra, sobre comentários maldosos feitos por Henry Rollins ou ainda sobre a amizade entre o cantor e Michael Stipe. Abaixo de cada notícia existe ainda um link para discussões sobre a própria notícia, onde muitas vezes a barra pesa.
Algumas das seções do Morrissey-Solo são bastante interessantes. A página Tour apresenta as datas dos shows, os locais e os pontos de venda de ingressos. Para cada apresentação há um link específico para discussões – e que normalmente apresenta oset list (a lista das canções executadas no palco). A cada nova apresentação, os fãs do mundo inteiro correm para a página correspondente, para saber como ela foi e qual o set escolhido. Às vezes um comentário sobre um show chega a ter mais de quatrocentas visitas.
Em Discussion Boards, além das páginas de discussões citadas anteriormente, existem mais três: fórum geral de discussões, fórum geral sobre a turnê e fórum de compra e venda. O fórum geral de discussões é o principal local do site para muitos. Lá podem ser encontrados os verdadeiros webslaves de Moz, pessoas que passam a vida tentando decifrar o homem, desde o seu gosto pelo vegetarianismo até sua suposta vida sexual. A má notícia é que boa parte dos fãs são pessoas esnobes que só escutam Suede, Belle & Sebastian e Cure e que te mandam para o inferno se você gostar de Alanis Morissette, Pearl Jam ou Black Sabbath. Para que se tenha uma idéia, foi feita uma pesquisa, há muitos anos, entre os próprios acessantes do Morrissey-solo e apenas 9% deles achavam que os fãs do Morrissey não são esnobes em geral. As boas notícias são que alguns fãs são pessoas geniais e você pode perceber que não é o único maluco no mundo. Já no Chat, a discussão obviamente é mais descontraída.
A seção Content também é bastante interessante. Tem todas as entrevistas mais recentes de Morrissey, por exemplo (que já apareceram na página principal de notícias).
Existe ainda um site chamado Shoplifters Union, mantido pelo finlandês Stefan Sahlander, cujo objetivo é criar links para todas as páginas sobre o Morrissey e Smiths na Internet. Não bastando ser a melhor página de discussões e notícias sobre o Morrissey, a Morrissey-Solo acabou oferecendo o seu servidor para a Shoplifters Union sobreviver. Desde então, não falta mais nada para a Morrissey-Solo ser a página que você deve acessar primeiro quando quiser saber algo sobre o cantor.
(texto escrito em abril de 2000 – publicado no Mondo Bacana)
0
There are 0 comments