Paysage d’hiver
Música

Paysage d’hiver

31 de julho de 2015 0

Pelo nome, o “Paisagem de inverno” parece ser uma banda bucólica – o que não deixa de ser verdade, de vez em quandoOu quem sabe pareça ser uma banda sofisticada – já que “paysage d’hiver” é uma expressão francesa (lembro do Luis Fernando Verissimo comentando que qualquer coisa em francês parece intelectualizada… bem, a banda não deixa de ter lá sua sofisticação também).

De todo modo, pela foto que acompanha este texto dá para desconfiar que estamos em outro terreno: na verdade, boa parte das faixas do Paysage d’hiver são de raw black metal (algo como “black metal em estado bruto”). Outras tantas são do estilo “ambient”, como cita o Encyclopaedia Metallum – o que justifica em parte seu bucolismo sofisticação. Outras ainda alternam os dois gêneros.

Como outras tantas bandas de black metal, o Paysage d’hiver tem apenas um integrante, que se apresenta com um pseudônimo: Wintherr, no caso (o nome real dele é Tobias Möckl – outros exemplos da coisa: o Xasthur, com seu único membro Malefic (pseudônimo de Scott Conner); o Leviathan, do Wrest (ou melhor, Jef Stuart Whitehead); ou o Wigrid, do Ulfhednir – ou simplesmente “Timmy”). Aliás, com o pseudônimo de Wroth, Tobias Möckl é um dos integrantes da excelente banda Darkspace, sobre a qual já escrevi anteriormente. Outra coisa legal sobre o Paysage d’hiver é que ele lança fitas cassete (!) e não CDs ou LPs. Além disso, sua discografia é toda composta de demos e splits.

Mas não importa. O que importa é que o Paysage d’hiver cria atmosferas inesquecíveis. Suas músicas raw black metal (algumas muito longas, com mais de 40 minutos) têm tudo o que um fã de Burzum precisa: belas e épicas melodias dos teclados ao fundo, rapidez, agressividade e extrema energia do vocal, da bateria e da guitarra à frente. E as faixas (ou trechos de faixas) ambient são espetaculares.

Está mais que bom assim.

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *