1. Título: Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme
Autora: Cleide
Principal intérprete: Reginaldo Rossi
Comentários: A obra-prima de Reginaldo Rossi conta com uma melodia contagiante, uma letra genial (neste corpo meigo e tão pequeno / há uma espécie de veneno / tão gostoso de provar) e, como se não bastasse, a pronúncia perfeita do cantor nas poucas palavras em francês.
2. Título: Trocando em miúdos
Autores: Francis Hime / Chico Buarque
Principal intérprete: Chico Buarque
Comentários: É famoso o trecho: devolva o Neruda que você me tomou / e nunca leu. Tanto letra quanto a interpretação de Chico Buarque são desesperadas e emocionantes.
3. Título: Seu amor ainda é tudo
Autor: Moacir Franco
Principal intérprete: João Mineiro e Marciano
Comentários: Uma das mais belas músicas brasileiras de todos os tempos. Tudo é perfeito: a letra, belíssima, sobre desilusão (Sei não devia dizer e disse perdoa / Bem que eu queria encontrá-la e sorrir numa boa / Mas convenhamos a vida nos faz tão pequenos / Nos preparamos pra muito e choramos por menos), a melodia, a interpretação apaixonada de João Mineiro e Marciano.
4. Título: Insensatez
Autores: Vinicius de Moraes / Tom Jobim
Principal intérprete: João Gilberto
Comentários: Letra (Ah, insensatez que você fez / Coração mais sem cuidado / Fez chorar de dor o seu amor / Um amor tão delicado) e melodia inspiradíssimas. Mas o que faz mesmo diferença é ouvir o cantar quase assoprado de João Gilberto.
5. Título: Se
Autor: Djavan
Principal intérprete: Djavan
Comentários: Por mais que você odeie Djavan e ache esta letra de uma grosseria insuportável (Mais fácil aprender japonês em Braille / Do que você decidir se dá ou não), não há como negar que muitas, mas muitas mulheres mesmo, adoram esta música. Se você é homem e tem alguma conquista feminina em vista, pense nisto.
6. Título: I know very well how I got my name
Autores: Morrissey / Street
Principal intérprete: Morrissey
Comentários: Esta obscura canção, lado-b de Suedehead, tem uma linda melodia e é uma das maiores canções de amor de Morrissey: Você acha que você foi meu primeiro amor mas está enganada: / Você foi o único / Que veio e foi embora.
7. Título: Esse cara
Autor: Caetano Veloso
Principal intérprete: Maria Bethânia
Comentários: Esta música causou um certo escândalo na época, pois foi composta por Caetano e termina com a frase: eu sou apenas uma mulher. Independente disto, Esse cara é uma grande canção, mostrando o amor sob o ponto de vista de uma mulher conscientemente submissa.
8. Título: Chega de saudade
Autores: Vinicius de Moraes / Tom Jobim
Principal intérprete: João Gilberto
Comentários: A música que deu o pontapé inicial na bossa nova é uma delícia de se ouvir até hoje. Tanto a melodia quanto a letra (Vai minha tristeza e diz à ela / Que sem ela não pode ser / Diz-lhe numa prece que ela regresse / Porque eu não posso mais sofrer) são ótimas, simples, fáceis de decorar.
9. Título: Quisera eu
Autores: Evaldo Braga/ Tuneca
Principal intérprete: Evaldo Braga
Comentários: Uma pérola esquecida: derramada, exagerada – ou “brega”, não importa. O importante é que no começo é engraçado, mas na terceira vez que você ouve você já começa a se emocionar com Evaldo Braga cantando coisas como Quisera eu saber por onde você andará / Quisera eu saber com quem você agora está.
10. Título: Atrás da porta
Autores: Francis Hime – Chico Buarque
Principal intérprete: Chico Buarque
Comentários: Uma das canções mais desesperadas da história da MPB: Dei pra maldizer o nosso lar / Pra sujar teu nome, te humilhar / E me vingar a qualquer preço / Te adorando pelo avesso / Pra mostrar que inda sou tua.
11. Título: Quem é
Autores: Maurício Lopes / Sílvio Lima
Principal intérprete: Agnaldo Timóteo
Comentários: Quem é que não sofre por alguém?, pergunta Agnaldo Timóteo nesta canção inesquecível, cujo ápice está na parte declamada: Eu sofro como tu sofres também / Mas o dia virá / Quando eu for para a eternidade / E meu sofrimento chegar ao fim / Eu sei meu amor nem você chorará por mim.
12. Título: Well I Wonder
Autores: Morrissey / Johnny Marr
Principal intérprete: The Smiths
Comentários: Bem, eu queria saber / Você me ouve quando vai dormir / (…) Você me vê quando passamos? Morrissey querendo chamar a atenção da pessoa amada emociona até uma pedra. Por favor me mantenha em seus pensamentos, ele pede desesperadamente.
13. Título: Wonderful Woman
Autores: Morrissey / Johnny Marr
Principal intérprete: The Smiths
Comentários: Outra canção obscura da carreira de Morrissey, cheia de idas e vindas. Mesmo falando horrores da mulher “maravilhosa” (Água gelada no lugar do sangue / Sem coração ou espinha), ele é o primeiro a reconhecer que quando ela chama, ele não anda, mas corre.
14. Título: Whatever happens, I love you
Autores: Morrissey / Whyte
Principal intérprete: Morrissey
Comentários: Outra obscura, uma das mais diretas canções de amor de Morrissey: mas quando tudo tiver sido dito e feito / é você que eu amo.
15. Título: Unconditional Love
Autores: Jackson/Two Pac
Principal intérprete: 2pac Shakur
Comentários: Autêntico como sempre, 2pac Shakur emociona quando canta Você deve lembrar que o amanhã vem depois do escuro / Então você vai estar sempre no meu coração, com amor incondicional.
16. Nome: Eu não presto, mas eu te amo
Autor: Roberto Carlos
Principal intérprete: Reginaldo Rossi
Comentários: Excelente canção da Jovem Guarda que chega a dimensões extraordinárias na voz de Reginaldo Rossi. O título já diz tudo.
17. Nome: Coisas Pequenas
Autor: Pedro Ayres Magalhães
Principal intérprete: Madredeus
Comentários: Quando Teresa Salgueiro canta Coisas pequenas são / São tudo o que eu te quero dar o ouvinte fica arrepiado. Esta é uma belíssima canção de um amor imenso.
18. Nome: Truth doesn’t make a noise
Autor: White Stripes
Principal intérprete: White Stripes
Comentários: Jack White odeia quando tratam mal sua namorada. Ela não grita para se defender, porque a verdade não faz barulho. Genial.
19. Nome: Love in vain
Autor: Robert Johnson
Principal intérprete: Robert Johnson
Comentários: Neste blues imortal Robert Johnson vê sua amada indo embora de trem. O apelo visual da canção a deixa ainda mais pungente.
20. Nome: Kindhearted woman
Autor: Robert Johnson
Principal intérprete: Robert Johnson
Comentários: Só mesmo na voz de Robert Johnson uma frase tão simples quanto Eu amo minha garota / Minha garota não me ama fica coisa de gênio.
21. Nome: A deusa da minha rua
Autores: Newton Teixeira / Jorge Faraj
Principal intérprete: Roberto Carlos
Comentários: Até hoje sinto um aperto no peito quando escuto Roberto Carlos cantando Ela é tão rica / E eu tão pobre / Eu sou plebeu e ela é nobre / Não vale a pena sonhar. O camarada não é Rei por acaso.
22. Nome: She loves me not
Autores: Trobin E. / Jacoby S.
Principal intérprete: Papa Roach
Comentários: A revolta por quando se leva um fora pode ser imensa. O barulhento Papa Roach mostra isso.
23. Nome: In the wee small hours
Autores: D. Mall / B. Hilliard
Principal intérprete: Frank Sinatra
Comentários: Uma das mais tristes e belas músicas de todos os tempos. É nas horas melancólicas da manhã é que Frank Sinatra mais sente falta de sua amada.
24. Nome: (I love you) for sentimental reasons
Autores: D. Watson / W. Best
Principal intérprete: Sam Cooke
Comentários: Sam Cooke diz que ama sua companheira por razões sentimentais e nós acreditamos. Sabe por quê? Porque ele pensa nela toda manhã e sonha com ela todas as noites.
25. Nome: N.I.B.
Autores: Iommi, Butler, Ward, Osbourne
Principal intérprete: Black Sabbath
Comentários: O baterista da banda disse numa entrevista que esta música mostrava satanás deixando de sê-lo pelo amor de uma mulher. De qualquer forma, é uma música impressionante.
26. Título: In love with a Thug
Autores: Broadus/Dudley/Horn/Jeczalik/Langan/Morley
Principal intérprete: Snoop Dogg
Comentários: Nesta música Snoop Dogg canta o amor de uma garota “de família” por um gangsta, contando já no início: “esta é uma canção de amor gangsta, entende? (ela estava apaixonada por um bandido!)”.
27. Título: Remember (Walking in the sand)
Autores: Morton
Principal intérprete: Shangri-Las
Comentários: O Aerosmith também gravou esta canção melancólica. Mas a original, do grande girl group Shangri-Las é muito melhor.
(textos escritos em 2008 – alguns deles foram utilizados nesta matéria do Mondo Bacana)
0
There are 0 comments