O livro de Oseias
Religião

O livro de Oseias

25 de setembro de 2016 0

Já no segundo versículo do Livro de Oseias o Senhor fala assim com o Profeta:

“Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor. ” (1:2)

O Profeta obedece ao Senhor, casa-se com Gômer, filha de Diblaim; ela engravida e lhe dá um filho. O Senhor volta a falar com Oseias:

“Dê a ele o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel. Naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.” (1:4,5)

Gômer engravida novamente e dá à luz a uma filha. O Senhor volta a falar com Oseias, para que lhe dê o nome de Lo-Ruama, “já que não mostraria amor para com a nação de Israel, a ponto de perdoá-la”.

Gômer tem mais um filho, e agora o Senhor pede para que este seja chamado de Lo-Ami, pois

“vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus” (1:9)

Pelo visto, Gômer continuava da pá virada. Depois de um tempo, o Senhor volta a falar com Oseias:

“Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o Senhor ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas. ” (3:1)

Oseias a compra (deve ter sido vendida depois de seu mau comportamento) “por cento e oitenta gramas de prata e um barril e meio de cevada”, e diz para ela:

Você viverá comigo por muitos dias; você não será mais prostituta nem será de nenhum outro homem, e eu viverei com você”. (3:3)

A ideia por trás da coisa é a seguinte: assim como Gômer foi adúltera, se prostituiu e foi perdoada, o Reino de Israel se prostituiu com outros deuses e seria tambémperdoado pelo Senhor.

Os trechos citados acima cobrem até o capítulo 3 do Livro de Oseias. Os restantes 11 capítulos, à exceção do último, mais positivo, apresentam um longo e ameaçador discurso em que Deus se queixa do mau comportamento do Seu povo. Entre outros pedidos do Senhor este se destaca:

Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos. (6:6)

Escrito no século VIII a.C., nos últimos dias do Reino de Israel, o livro de Oseias é impressionante tanto em termos religiosos quanto literários. Vamos combinar que o próprio Deus mandar seu Profeta casar com uma prostituta não é algo que se espere, né?

Mais um exemplo para provar aos incautos que a Bíblia, como escreveu Hobsbawn, é um livro explosivo.

(trechos da Bíblia obtidos na Bíblia Online)

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *