“As luas de Júpiter”, de Alice Munro
Literatura

“As luas de Júpiter”, de Alice Munro

27 de dezembro de 2020 0

“As luas de Júpiter” (Biblioteca Azul, 295 páginas, tradução de Cássio de Arantes Leite, publicado originalmente em 1982), da escritora canadense Alice Munro, Nobel de Literatura de 2013, é composto por onze contos, basicamente sempre contados sob o ponto de vista feminino.

As histórias são sempre narradas de modo sutil, seja um possível caso de dois trabalhadores homossexuais numa granja (“A temporada de Peru”), um relacionamentos extraconjugal entre um professor e uma professora (“Acidente”), uma paixão mal resolvida (“Bardon”), uma visita entre irmãos que não se viam há décadas (“Visitas”), uma mulher de meia idade que vai visitar seu pai doente no hospital (“As luas de Júpiter”), duas senhoras que se conhecem desde o jardim de infância e que agora estão juntas numa casa de repouso (“A Sra. Cross e a Sra. Kidd”), uma mulher que tem primas muito diferentes em termos de educação e comportamento de um lado e de outro da família (“Chaddeley e Flaming”), um jantar entre casais de amigos (“Jantar no Labor Day”), ou um caso amoroso cheio de nuanças (“Prue”).

Fiquei muito entusiasmado com o primeiro livro que li de Alice Munro, “Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento”, conforme comentei aqui, entusiasmo que não diminuiu em nada depois de ler “A fugitiva” (ver aqui). Já “As luas de Júpiter” me surpreendeu bem menos, por mais que eu tenha amado a leitura do livro. Já dá para perceber que a canadense, única pessoa a receber o Nobel de Literatura tendo escrito somente contos na carreira, tem um estilo todo próprio: o negócio então, para mim, é continuar lendo suas ótimas histórias, mesmo que o maravilhamento tenha diminuído muito da leitura de “Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento” para cá.

Fonte da foto: Alice_Munro.jpg (996×1348) (macleans.ca)

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *