Acho que Deus gosta de rir da minha cara: bastou eu ter tomado a firme decisão de não comprar mais livros – pelo menos enquanto não tivesse lido boa parte dos muitos encostados por aqui – que vi nas recomendações do Kindle que tinha acabado de ter sido publicado no Brasil o quinto volume da série “Minha Luta”, de Karl Ove Knausgard, “A Descoberta da Escrita” (Companhia das Letras, 632 páginas). Que raiva. Se Deus sabia que eu não resistiria a comprar mais um livro do norueguês, por que me fez ver que o livro tinha sido lançado logo em seguida à minha firme resolução? Não tão firme, claro. Comprei o livro e, como sempre (pelo menos depois do segundo da série), o li rapidamente.
Em “A Descoberta da Escrita” Knausgard conta sobre seu difícil início como escritor, suas (poucas) traições amorosas, bebedeiras, saídas sem rumo pela Europa, indecisões sobre seu futuro profissional. A cidade norueguesa de Bergen – por coincidência, citada na letra de “I Wish You Lonely”, do mais recente disco de Morrissey, “Low In High School” – é parte fundamental de mais uma obra-prima do grande escritor Knausgard, que consegue deixar hipnotizados milhões de leitores pelo mundo contando, com enorme quantidade de detalhes, episódios de sua própria vida.
Quanto à minha séria promessa de não comprar mais livros, mudei-a um pouco: agora só compro livros que vou ler em seguida. Tenho conseguido seguir à risca minha honesta e profunda resolução. Sei lá até quando.
0
There are 0 comments