Himmler era o chefe da SS e da Gestapo durante o período nazista. Era o principal organizador da repressão e o ocupante do primeiro cargo logo abaixo de Hitler na eliminação de inimigos do Regime nazista, principalmente judeus, poloneses e ciganos.
O trecho do discurso de Himmler reproduzido abaixo, proferido para oficiais da SS em Posen em 4 de outubro de 1943, é chocante o suficiente e não necessitaria de nenhum comentário adicional.
Mas o que me fez escrever esta notinha foi uma pequena ironia: quando se lê o trecho “fora exceções causadas por fraqueza humana” a gente de pronto se lembra de que o próprio Himmler quase desmaiou na única vez em que viu um assassinato coletivo: um fuzilamento de cem pessoas (homens, mulheres e crianças judias russas) feito em sua homenagem.
Segue o trecho do discurso:
Um princípio deve ser absoluto para o homem da SS: nós devemos ser honestos, decentes, leais e camaradas apenas para pessoas de nosso próprio sangue e de ninguém mais. O que quer que aconteça com russos, o que quer que aconteça com tchecos, é totalmente indiferente para mim. Se existir uma pessoa de sangue bom como o nosso entre os demais povos, nós devemos tomá-la para nós mesmos, se necessário pegando-a ainda em criança e levando-a para viver entre nós. Se os outros povos vivem em conforto ou perecem de fome me interessa apenas enquanto nós necessitarmos deles como escravos de nossa Cultura (Kultur). Se 10000 mulheres russas entrarem em colapso por exaustão enquanto cavam uma trincheira para tanques, isto me interessa apenas enquanto esta trincheira estiver terminada para a Alemanha. Nós não devemos jamais ser brutais ou cruéis onde isto não for necessário; isto é claro. Nós alemães, que somos o único povo a ter uma atitude decente para com os animais, adotaremos também uma atitude decente com estes animais humanos, mas é um crime contra nosso próprio povo nos preocuparmos com eles ou levarmos algum tipo de ideais ou ilusões para eles. Eu devo falar com vocês com toda a franqueza sobre um assunto muito sério. Entre nós isto deve ser mencionado muito francamente, ainda que publicamente nós jamais venhamos a falar nisto. Estou falando a respeito da evacuação dos judeus, da exterminação do povo Judaico… A maioria de vocês sabe o que significa olhar cem cadáveres deitados juntos, quinhentos, mil. Aguentar isto firmemente e ao mesmo tempo – fora exceções causadas por fraqueza humana – e continuar sendo pessoas decentes, é isto que nos faz fortes. Esta é uma página de glória na nossa história que nunca foi escrita e jamais será escrita.
(texto escrito em 2001)
0
There are 0 comments