O Evangelho segundo Jesus Cristo
Literatura

O Evangelho segundo Jesus Cristo

20 de junho de 2015 0

O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, cria um Jesus que não existe basicamente para ninguém. Os ateus e aqueles que não acreditam em sua divindade não aceitam que Jesus fosse um joguete na mão de um Deus cruel e incompreensível – os primeiros porque não acreditam em Deus, claro, e os segundos porque acham que Jesus não conversava com Deus (coisa que ele efetivamente faz várias vezes ao longo do romance). Quem acredita na divindade de Jesus e que acha que ele é parte da Trindade certamente não concorda com esta visão “alternativa” (para dizer o mínimo) da Bíblia – tanto que houve vários protestos de cristãos contra o livro, quando de seu lançamento em 1991.

Em termos puramente literários, eu gostei bastante desta opção de Saramago por arriscar tanto. Não existe grande literatura sem um mínimo gosto pelo arriscado, pelo desconhecido. Não fosse assim, a história do sujeito que acorda no formato de um inseto gigante (de Kafka) não seria a obra-prima que é.

O que me incomodou é, que lá pelas tantas, o “Deus” de Saramago começa a contar que, por causa da morte do “Jesus” de Saramago, várias mortes ocorreriam no futuro. E começou a relacionar as mortes causadas pelo catolicismo.

Ou seja, lá pelas tantas, o que era literatura vira a mais rasteira propaganda anticatólica. E Saramago – e os seus leitores e admiradores (entre os quais me incluo) – perdem com isso.

(texto escrito em 1 de setembro de 2014)

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *