“Atingir o Estado de Buda nesta Existência”, de Daisaku Ikeda
Religião

“Atingir o Estado de Buda nesta Existência”, de Daisaku Ikeda

7 de abril de 2024 0

“Se deseja libertar-se dos sofrimentos do nascimento e da morte – suportados desde o tempo sem início – e atingir infalivelmente a iluminação suprema nesta existência, deve despertar para a verdade mística inerente nos seres vivos. Essa verdade é Myoho-renge-kyo. A recitação do Myoho-renge-kyo lhe possibilitará compreender a verdade mística inata em cada vida.”

O trecho acima está na capa de “Atingir o Estado de Buda nesta Existência”, de Daisaku Ikeda (Editora Brasil Seikyo, 96 páginas, tradução de Elizabeth Miyashiro, publicado originalmente em 2006), e a frase é de autoria de Nichiren Daishōnin (1222-1282). Segundo a Wikipédia, ele foi um monge budista do sec. XIII que fundou o budismo Nichiren, um importante segmento do budismo japonês que engloba dúzias de escolas de diversas interpretações doutrinárias.

A ênfase que o livro dá na recitação do Myoho-renge-kyo, em japonês, me fez pensar numa coisa que grande parte das grandes religiões têm em comum, a recitação em línguas sagradas. O hebraico nas sinagogas, o árabe nas mesquitas, o sânscrito no Hinduísmo, o japonês no caso do Budismo Nichiren.

Será que o catolicismo errou em deixar de fazer suas rezas em latim?

Quem sou eu para dizer?

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *