“A descoberta da Europa pelo Islã”, de Bernard Lewis
História

“A descoberta da Europa pelo Islã”, de Bernard Lewis

31 de março de 2024 0

Os muçulmanos na Idade Média achavam que os ocidentais tinham uma religião, o Cristianismo, verdadeira – já que é reconhecida como tal no Alcorão -, mas ultrapassada; a Europa também era considerada atrasada cultural, intelectualmente e até em termos de higiene em relação aos países islâmicos. Na verdade, o interesse dos muçulmanos pela Europa era mínimo. Este e outros aspectos da visão dos islâmicos em relação à Europa – da Idade Média até o sec. XX – são descritos com grande vivacidade e riqueza de detalhes em “A descoberta da Europa pelo Islã”, de Bernard Lewis (Perspectiva, 432 páginas, tradução de Maria Clara Cescato, publicado originalmente em 1982).

Várias aspectos do Ocidente, na Idade Média, espantavam os muçulmanos. Por exemplo, como se falava basicamente apenas três idiomas (árabe, persa e turco) em vastas regiões de terras islâmicas, a enorme quantidade de línguas europeias lhes parecia sem sentido. Como tinham certeza da superioridade do Islã sobre o Cristianismo, a teimosia europeia em não reconhecer a “verdadeira” religião era uma prova, para os muçulmanos, da inferioridade intelectual dos ocidentais.

Mas, conforme comentado anteriormente, o que se destaca mesmo na leitura de “A descoberta da Europa pelo Islã” é a gigantesca indiferença e desconhecimento do mundo islâmico em relação ao mundo europeu. Isso, dá a entender o autor, acabou sendo um aspecto importante do atraso tecnológico – a partir do século XIX – dos países muçulmanos, se comparado aos países ocidentais.

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *