“On the Admirability of the Virgin Theotokos”, de São Lourenço de Brindisi
Religião

“On the Admirability of the Virgin Theotokos”, de São Lourenço de Brindisi

15 de dezembro de 2016 0

Doutor da Igreja, o italiano São Lourenço de Brindisi (1559-1619) foi um frade capuchinho com grande talento para línguas: falava latim, espanhol e italiano, o francês, alemão, grego, siríaco e hebraico. Viveu numa época conturbada: pregou contra o protestantismo nascente, e trabalhou muito pela conversão dos judeus – consta que era muito respeitado pelos rabinos. Verdade é que este tipo de “combate religioso” não faz o menor sentido nos dias de hoje, mas nada disso diminui o brilho deste “On the Admirability of the Virgin Theotokos”, a única obra do santo que consegui achar por aí.

Ele começa a pequena peça comentando a seguinte passagem do Evangelho de João:

“Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: ‘Aí está o seu filho’, e ao discípulo: ‘Aí está a sua mãe’. Daquela hora em diante, o discípulo a levou para casa.” (João 19:26,27)

Segundo São Lourenço de Brindisi, o discípulo que Jesus amava, o próprio João Evangelista, aceitou Maria como “a mais querida, além de qualquer medida, de riqueza inestimável, como um tesouro infinito”. Ele a estimou como “seu próprio tesouro, todas as suas riquezas, todos os seus bens”.

Ainda segundo São Lourenço de Brindisi, Maria logo ascenderia aos céus, mas João ainda viveria muito tempo, vindo a falecer na Ilha de Patmos já com mais de noventa anos. Deste modo, ela, lá de cima, “cuidaria de São João desde a sublimidade dos céus, e o consolaria como a mais querida mãe faria com o seu mais amado e amoroso filho”. João então quis registrar a singular aparição de Maria no Apocalipse:

“Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz.” (Apocalipse 12:1,2)

São Lourenço de Brindisi então comenta que Deus apareceu a Jacó, Abraão, Moisés, Ezequiel, Isaías e Daniel sob diferentes formas. Mesmo Cristo apareceu transfigurado, mas não como se fosse o sol, exaltado sobre a lua, conforme Maria no Apocalipse. Não que ela fosse mais importante que Cristo, longe disso. Mas era costume que os reis aparecessem com menos ornamentos que as rainhas!

Gostaria que alguma boa alma traduzisse mais textos de São Lourenço de Brindisi. Este, especificamente, é maravilhoso.

(Textos da Bíblia obtidos no Bíblia Online)

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *