(…) O melhor fica para o fim: Menina de ouro, livro de contos de F.X. Toole (Editora Geração Editorial, 293 páginas). O autor, falecido em 2002 com mais de setenta anos, era um obscuro técnico de boxe profissional que tentara durante décadas, sem sucesso, publicar suas histórias. Quando finalmente esta coletânea é lançada nos Estados Unidos em 2000, F.X. Toole (que na verdade se chamava Jerry Boyd) já estava lutando contra o câncer que viria matá-lo pouco tempo depois. De todo o modo, o autor pôde acompanhar o enorme sucesso de seus contos e, mesmo sem ter tido tempo de apreciar o resultado final, auxiliou Clint Eastwood na elaboração do filme Menina de ouro, baseado em um de seus contos – e que, como se sabe, posteriormente venceu vários Oscars.
Os sete contos do livro tratam de histórias ligadas ao boxe. Eles têm temas como a malandragem, em autodefesa, de um auxiliar de córner que estanca o sangue de boxeadores em lutas; um lutador que vence um combate em que estava programado para perder – e outro que é derrotado apenas por causa da corrupção dos juízes; um deficiente mental que achava que era um grande lutador; a violência das ruas de Los Angeles influindo no esporte. Para F.X. Toole, o boxe é um mundo mágico, intenso, cheio de pessoas com péssimas intenções – mas também repleto de pessoas bondosas e de grande caráter.
Menina de ouro é um livro extraordinário: suas histórias são poderosas e envolventes e seus personagens – mesmo quando rapidamente apresentados – são notavelmente bem construídos.
E, dentre as sete obras-primas que compõem o livro, uma está acima das outras: é praticamente impossível não se emocionar com Gelo na garrafa.
(publicado na Revista Dominical do Jornal O Estado do Paraná, Curitiba (PR) em 2006.)
0
There are 0 comments