Curiosidades sobre os primórdios do Coritiba
Esporte

Curiosidades sobre os primórdios do Coritiba

12 de outubro de 2015 0

Confusão com nomes

Criado em 12 de outubro de 1909, o Coritibano Football Club passou a ser chamado Coritiba Foot Ball Club em 21 de abril de 1910. A razão para a troca foi, possivelmente, tentar evitar confusões com o nome do já tradicional e aristocrático Clube Curitibano.


O convite

Em 12 de junho de 1910 foi realizado o primeiro jogo oficial em Curitiba entre um time da capital e outro do interior: Coritiba F. C. x Ponta Grossa Foot Ball Club. Neste dia histórico houve um sarau para recepcionar os ponta-grossenses, e em http://fabriciomuller.tripod.com/menu.htm você pode ver o convite da festa, assim como o respectivo comentário do Professor Francisco Genaro Cardoso a respeito.


Calções brancos!

O primeiro uniforme do Coritiba era descrito, na ata de fundação do clube, assim: “Bonet verde-branco, camisa de flanela verde e branca, cinto verde estreito, calça branca, curta, meias compridas, sem compromisso de cor, sapatos amarelos, apropriados para o campo”. Curiosidade: o primeiro calção do Glorioso era branco.


A. Paranaense sobrinho do Coritiba?

Vinícius Coelho já lembrou o fato na série “Casos e acasos do futebol paranaense”, que a Gazeta do Povo publicou, mas não custa citar: em 1912 o Coritiba F.C. – já cansado de esperar que o outro clube da cidade, o Paraná F.C, efetuasse partidas contra ele – resolveu fundar um time para ter com quem jogar. Este clube era o Internacional F.C., que, depois da fusão com o América, se transformou no Clube Atlético Paranaense.


Foto histórica

Quando comentei sobre a vitória coxa sobre a Seleção Paulista em 15 de abril de 1921, infelizmente acabei esquecendo de postar uma foto do jogo, presente no livro do Professor Cardoso. Agora esta foto também está em http://fabriciomuller.tripod.com/menu.htm, junto ao respectivo comentário.



[fonte : A História do Futebol Paranaense, de Francisco Genaro Cardoso. Curitiba: Federação Paranaense de Futebol, 1978. 452pp.]

(publicado no site COXAnautas em 31 de março de 2004)
0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *