“Saber perder”, de David Trueba
Literatura

“Saber perder”, de David Trueba

8 de setembro de 2015 0

O argentino Ariel é um jogador de futebol promissor do San Lorenzo, de Buenos Aires, que é vendido para um time madrilenho (provavelmente o Real Madrid) e tenta fazer sucesso na Espanha. Depois de uns tragos, ele sai dirigindo,  não vê a espanhola Sylvia atravessando a via rápida, e a atropela de madrugada.  Como não ia ficar bem para o clube, um funcionário assume a culpa no lugar de Ariel. Garoto de bom caráter, ele acaba ligando para Sylvia e conta para ela a história real do atropelamento (ela não se lembrava de nada). Desta maneira insólita começa o romance entre o dois – bastante complicado para ele, já que Ariel tem vinte anos, enquanto que Sylvia é menor de idade (tem dezesseis). Eles não assumem o romance, por medo da imprensa.

Lorenzo fracassou nos negócios e foi abandonado pela mulher, que acabou se mudando de Madri.  Sylvia é a filha única do casal e resolveu continuar morando na mesma casa com o pai. Lorenzo, que não tem um histórico de violência, acaba assassinando um homem. Sozinho, posteriormente se envolve com uma imigrante ilegal vinda do Equador.

O pai de Lorenzo se chama Leandro e é professor de piano. Desde o início da adolescência foi ficando claro que ele não teria o talento musical de seu melhor amigo, que acabou se tornando um concertista internacional. A mulher de Leandro (mãe de Lorenzo e avó de Sylvia) sofre uma contusão grave, é hospitalizada e é no hospital que seu marido – ao ver uma enfermeira – tem uma retomada no desejo sexual. A partir disto, ele procura prostitutas e acaba gastando verdadeiras fortunas com uma nigeriana.

Ariel, Sylvia, Lorenzo e Leandro são os quatro personagens principais do espetacular “Saber perder”, do espanhol David Trueba (o romance é escrito em terceira pessoa, mas cada capítulo é narrado, alternadamente, do ponto de vista de um dos quatro). O livro é bastante longo (472 páginas e letra pequena) e todos os acontecimentos, de alguma maneira, são consequência do que foi apresentado acima. O talento de David Trueba para aprofundar a história é extraordinário: ficamos sabendo, com detalhes, do dia-a-dia de um jogador de futebol, da luta de Ariel para se firmar no clube, das decadências distintas de Lorenzo e de seu pai, das dúvidas e esperanças da adolescente Sylvia.

Acabamos de ler “Saber perder” praticamente íntimos dos quatro.

Agradeço ao meu amigo Martín Fernandez pela dica do romance.

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *