“La otra orilla” e “Bestiario”
Literatura

“La otra orilla” e “Bestiario”

24 de julho de 2015 0

No prefácio de La otra orilla, o autor Julio Cortázar avisa que os contos curtos que compõem a coletânea têm uma “estrutura frágil”, mas precisam estar juntos: “quem sabe mereçam estar juntos porque do desencanto de cada um cresceu a vontade do seguinte”. O prefácio é de 1945, os contos foram escritos entre 1937 e 1945, mas o livro só foi publicado postumamente, em 1995. Má vontade do autor com suas obras iniciais, obviamente inspiradas em Jorge Luis Borges: as histórias fantásticas de La otra orilla, afinal, prendem a atenção o tempo todo. Alguns destaques: em Las manos que crecen as mãos do personagem crescem desmesuradamente em uma briga; Llama el teléfono, Delia conta uma história sobrenatural de vida após a morte; Puzzle é um ótimo conto policial; e Bruja discorre sobre uma moça que consegue construir literalmente qualquer coisa.

Já no livro de contos Bestiario, a primeira obra que Cortázar publicou com seu nome (em 1951), estamos em terreno familiar. A partir deste livro, o autor argentino começa a criar o estilo pelo qual passou a ser universalmente conhecido: histórias escritas em estilo detalhado e obsessivo nas quais o absurdo irrompe no cotidiano antes “normal” dos personagens (os quais, então, tentam se adaptar a uma nova e estranha realidade). Exemplos estão no homem que vomita coelhos (Carta a una señorita en París), na casa que é invadida aos poucos, não se sabe pelo quê ou por quem (Casa tomada), ou nos passageiros de um ônibus que sofrem bullying por não portarem flores (Ómnibus).

Mas a grandeza de Cortázar não está apenas na criação de um estilo original de histórias fantásticas: quem quer que leia a belíssima história de amor Las puertas del cielo ou os contos Bestiario e Circe, nos quais quase tudo é sugerido – e praticamente nada é contado -, sabe do que estou falando.

(texto escrito em 8 de novembro de 2014)
0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *