A visita do Papa e o Atle-Tiba decisivo
Esporte

A visita do Papa e o Atle-Tiba decisivo

5 de abril de 2015 0

O Estádio Couto Pereira estava lotado naquele dia 5 de julho de 1980. Mas a maior diferença que eu, que já há algum tempo assistia aos jogos do Coritiba ali, senti em relação aos outros dias nem era tanto na quantidade das pessoas presentes, mas sim nas próprias pessoas presentes: uma quantidade incomum de mulheres, em boa parte delas idosas, certamente estava entrando no estádio pela primeira vez naquele dia (a fila no banheiro feminino era imensa). O motivo? Dali a instantes o Papa João Paulo II chegaria, para homenagear a grande colônia polonesa presente em nosso Estado. O Coritiba tinha o privilégio de ceder o Estádio para este momento histórico.

Quando João Paulo II chegou em seu papamóvel, a multidão entrou em delírio. Mesmo eu, que na minha adolescência não via tanta graça assim naquilo, fiquei tocado. Para minha avó, então (na verdade, era eu que a estava acompanhando), aquele foi um dos momentos mais emocionantes de sua vida. Na cerimônia, uma casa de imigrantes restaurada foi mostrada ao Papa: como se sabe, esta casa, decorada com fotos daquela visita, está montada até hoje no Bosque João Paulo II, no Centro Cívico. O discurso que o papa fez na ocasião está mostrado no site do Vaticano, neste endereço.

Na verdade, passado tanto tempo, não lembro de muitos detalhes da cerimônia. Mesmo assim, me sinto um privilegiado por ter vivido aqueles momentos com minha avó.

E, nesta semana que antecede ao primeiro Atle-Tiba decisivo, só posso desejar aos torcedores das duas equipes que se lembrem do exemplo de João Paulo II, incansável batalhador pela Paz, para que não briguem nem antes, nem durante, nem depois da decisão do campeonato.

(texto publicado no site COXAnautas em 4 de abril de 2005)

1

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *