“Desonra”, de J.M.Coetzee
Literatura

“Desonra”, de J.M.Coetzee

16 de agosto de 2015 0

Mais famoso romance escrito pelo Prêmio Nobel de 2003, o sul-africano J. M. Coetzee, Desonra (Companhia das Letras) conta a história de David Lurie, professor de literatura que tem um relacionamento sexual com uma aluna bem mais nova que ele, em uma universidade na Cidade do Cabo, África do Sul. A aluna, Melaine, não parece ter um grande carinho para com o professor, e em um dos relacionamentos ele chega a ter uma relação praticamente não consentida com ela. O caso é descoberto, Lurie perde o emprego e, arrogante, não se preocupa em se defender ou se desculpar. Ele acha que não tem por que se arrepender – já que sempre tinha agido do mesmo modo nos muitos casos amorosos que tinha tido anteriormente.

Praticamente sem ter para onde ir, Lurie vai morar com a filha, Lucy, proprietária de uma pequena fazenda no interior, onde mora sozinha. Em pouco tempo a situação fica ainda pior, já que a casa de Lucy é assaltada e ela é estuprada (o estupro é um problema grave na África do Sul) – além de o próprio professor ter sido ferido no incidente. O restante do livro mostra a tentativa meio desajeitada de redenção empreendida por David Lurie.

J.M. Coetzee é bastante imparcial ao discorrer sobre seu  personagem: em nenhum momento o comportamento de David Lurie é justificado ou defendido. A sucessão de desgraças que acontecem na vida dele é descrita de maneira fria e quase distante. Desonra é um livro de forte impacto, que se lê com grande interesse.

(texto publicado no blog do Mondo Bacana em 7 de setembro de 2010)

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *