Meus discos preferidos: 2. “Rotten” – Bones
Música

Meus discos preferidos: 2. “Rotten” – Bones

22 de dezembro de 2016 0

Foi difícil escolher um na longa lista de discos (ou mixtapes, vá lá) de Bones para a minha lista de discos preferidos. Mas “Rotten” é sempre o primeiro que me vem à cabeça quando penso na obra-prima absoluta do rapper americano de apenas 22 anos.

Lançado em 2014, boa parte do charme de “Rotten” reside em três das mais belas e melancólicas canções feitas por ele ou por qualquer outra pessoa: “CentralAve”, que conta as suas lembranças de adolescente, “WhiteTrashMidwesternTown” (“Eu vou pintar o céu onde você voa / cansado da Terra de mentiras / Abaixando meus olhos para ver você / Contando todas as mentiras para estar com você”) e a minha preferida, “SadlyThatsJustTheWayThingsAre”, com melodia e letras perfeitas, em que ele parece contar a sua saída da casa dos pais, para quem “o dinheiro não é o suficiente”, enquanto que para ele “acordar já estava bom”.

Mas “Rotten” tem muito mais. Na hipnótica “KirkFogg” ele começa contando vantagens (“sem músicas de graça / porque não fazemos caridade” – o que é mentira, já que ele disponibiliza todas as suas canções sem nenhum custo na internet, hehe), mas termina falando para uma moça de quem ele não gosta “vá em frente e fale uma palavra: / ‘eu prometo que vou te amar garoto’”: é interessante como às vezes ele coloca frases doces no meio das letras, e que parecem não ter a ver com o que ele está falando. O clipe de “Spirulina” (“Eu sei onde você está / eu sei onde você dorme”) na frente de uma casa abandonada, certamente já vi mais de 100 vezes. “AsTheWorldHasATendencyOfDoing” (“Sentindo-se como Joni Mitchel / (…) / não lata se você não for morder”) é daqueles raps hipnóticos nos quais ninguém (que eu conheça) supera Bones. “Amethyst” (“Garoto, eu sei que você nos vê e eu sei que você está apenas estressado / Diga a si mesmo que você é bom, mas no fundo eu sei que você não é”) é um brilhante rap atmosférico. Amo o Bones e um amigo com roupas fosforescentes no final do clipe de “3M”. Em “LilacWine” ele conta que “nunca tinha tido um amigo, então estava acostumado a ficar sozinho”, mas que agora está feliz com sua turma sesh.

Como se não bastasse, “Rotten” tem “HDMI”, um daqueles conjuntos música + clipe que, como “Corduroy”, “RestInPeace”, “TheArtOfCremation”, “Calcium” e “Dirt”, que o fã costuma apresentar em primeiro lugar para quem não conhece o cara.

Bones é O cara.

(como sempre, os originais em inglês das letras foram obtidos no genius.com)

(este é o terceiro disco da minha lista de preferidos cujo intérprete me foi apresentado pelo meu amigo Leonardo Gama)

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *