Asterix – textos de 2006
Cinema, Literatura

Asterix – textos de 2006

11 de setembro de 2017 0

Asterix e os vikings:

Criada em 1961 por René Goscinny e Albert Uderzo, as histórias do gaulês Asterix fazem, até hoje, um imenso sucesso no mundo inteiro: além das HQs (traduzidas em mais de 100 idiomas e que já venderam mais de 120 milhões de exemplares) e filmes (de desenho animado e “normais”), até um parque temático nos moldes da Disneyworld foi construído nas imediações de Paris. As histórias da pequena aldeia gaulesa (a Gália se situava onde atualmente é a França) que resiste à dominação romana, pouco antes do início da Era Cristã, graças à poção mágica criada pelo druida Panoramix – que dá uma força sobrenatural a seus habitantes -, continua fascinando crianças, jovens e adultos pelo mundo todo. Entre as maiores qualidades das histórias do baixinho Asterix podem ser citados: o brilhante traço de Uderzo; a esperteza, a coragem e a inteligência do personagem principal; o conseqüente contraste com a obtusidade de seu melhor amigo Obelix (que caiu num caldeirão da poção mágica quando criança e que, por isto, conquistou uma força sobre-humana para o resto da vida); a sabedoria do druida; os engraçados personagens Abracurcix (o chefe da aldeia), Chatotorix (um bardo que canta insuportavelmente mal) e Ordenalfabetix (o vendedor de peixes que vive se pegando com o ferreiro Automatix). Não se pode esquecer também do charme adicional de histórias em que os não-poderosos (os gauleses, neste caso) sempre vencem os poderosos (os romanos). Mas sem dúvida nenhuma a maior responsável pelo imenso sucesso de Asterix são os brilhantes roteiros assinados por René Goscinny, falecido em 1977: a morte deste foi uma perda insuperável para a qualidade das histórias do baixinho gaulês, o que se pode comprovar lendo as fracas histórias recentes de Asterix, roteirizadas pelo desenhista Albert Uderzo.

A primeira qualidade de Asterix e os vikings, longa de animação já lançado no exterior e que tem estréia prevista para 22 de setembro próximo no Brasil, é que ela é baseada em uma história em quadrinhos de Goscinny, Asterix e os normandos (ver box). No filme, os vikings – povo rude e violento, vindo das terras geladas da Escandinávia – têm um problema sério: conhecem muitas coisas, mas não conhecem o  medo. Eles acreditam que quem o tem pode voar (!) e, para aprender o que é este tal de medo, fazem uma expedição que acaba desembarcando no litoral próximo à aldeia de Asterix.

Os irredutíveis gauleses, por seu lado, estão com um hóspede “moderninho”, Calhambix, rapaz que mora em Lutécia (atual Paris) e é sobrinho do chefe da aldeia, Abracurcix. O visitante vindo da cidade grande é vegetariano, amante de um ritmo semelhante ao rock (!), tem uma biga incrementada e tem costume de passar a noite na balada e a manhã na cama. Preocupado com tudo isto, o pai de Calhambix o mandou para a aldeia de Asterix para “ser homem”, ou seja, aprender a bater em romanos, caçar javalis com os punhos e afundar navios de piratas. É claro que estas não são atividades fáceis para o jovem vindo de Lutécia, que sofre com elas. Mas o seu maior pânico acontece quando ele descobre que os vikings chegaram – e um destes, escondido na mata, descobre que o rapaz tem “muito medo”. É o que basta para que os cruéis vikings seqüestrem Calhambix para ensiná-los a voar, e Asterix e Obelix têm a missão de resgatar o jovem gaulês.

Com uma história divertida e inteligente e uma animação de alto nível, Asterix e os vikings é diversão garantida para todas as idades.

_____________________

Box Asterix:

Asterix e os normandos, a ótima história em quadrinhos em que foi baseado o filme de animação Asterix e os vikings, foi publicada originalmente em 1967 e está em catálogo pela Record. “Normandos” é o outro nome dado aos vikings, que realmente vieram a invadir a região da França onde se situa a aldeia fictícia de Asterix, mas cerca de 900 anos mais tarde, durante a Idade Média. Por causa da colonização normanda no norte da França, até hoje aquela região é chamada de “Normandia”.

Há algumas diferenças importantes entre a história em quadrinhos e o filme: neste aparece uma garota viking que faz o par romântico com o rapaz da Lutécia, ausente na HQ, e nesta a ação toda se passa na Gália – ao contrário do desenho animado, em que Asterix e Obelix vão até o norte gelado da Europa para resgatar Calhambix.

Também pela Record foi publicado o “álbum do filme” Asterix e os vikings (64 páginas), uma edição muitíssimo bem cuidada onda a história é contada em prosa, com belas ilustrações e um anexo com os “segredos da produção”, com esboços e planos de desenvolvimento do filme de animação.

(Textos publicados no suplemento dominical do jornal O Estado do Paraná em 2006)

0

There are 0 comments