Documentário “The Importance Of Being Morrissey”
Música

Documentário “The Importance Of Being Morrissey”

6 de setembro de 2017 0

A Importância de Ser Prudente é considerada a melhor peça de Oscar Wilde, o grande ídolo literário de Morrissey. Foi, portanto, um trocadilho óbvio – porém feliz – o título do documentário que o canal inglês Channel Four apresentou em 19 de junho de 2003 sobre o ex-frontman dos Smiths: The Importance Of Being Morrissey (A Importância de ser Morrissey).

O documentário, a que o Bacana assistiu depois de baixá-lo pela internet (fonte: Morrissey-Solo), é um verdadeiro tesouro para os fãs, principalmente por que Morrissey sempre deu poucas entrevistas pela televisão. Além disso, ele deixa filmar o próprio interior de sua casa.

The Importance Of Being Morrissey tem aquele estilo um pouco irritante dos documentários sobre astros de Hollywood que a GNT costuma passar: o narrador, em off, cita algum aspecto da vida do artista e logo uma série de depoimentos rápidos (de outras pessoas e do próprio “personagem principal”) corroboram com o que fora dito antes. O problema deste tipo de filmagem é a edição ágil demais, como se fosse um longo videoclipe – o que acaba sempre dando pouca profundidade ao assunto tratado.

Dão depoimentos em The Importance Of Being Morrissey vizinhos, amigos, parentes e diversos fãs. As personalidades mais famosas são Nancy Sinatra (filha de Frank Sinatra e popstar dos anos 60), J K Rowling (a criadora da série literária Harry Potter), Bono Vox, Noel Gallagher e Chrissie Hynde (líderes das banda U2, Oasis e Pretenders, respectivamente). Já Morrissey aparece, como dito, na sua casa em Los Angeles (que já pertenceu a Clark Gable e ao escritor Francis Scott Fitzgerald), cortando o cabelo em Londres e em um show (diante de um público enorme) também na capital inglesa.

Diversos aspectos da vida do cantor são abordados: as acusações infundadas de racismo; a sexualidade dúbia (ou simplesmente ausente); o processo que Mike Joyce, ex-baterista dos Smiths, move contra ele (“desejo o pior para Joyce”, deseja Morrisser lá pelas tantas); sua língua ferina (“Bowie era fascinante em 1971, 1972… mas não agora”; “se futebol fosse jogado com a cabeça de Tony Blair, eu me interessaria pelo esporte”); e a paixão desenfreada dos fãs. O documentário também apresenta algumas curiosidades sobre o cantor: ele nunca atende o telefone, mas é um usuário contumaz do fax; além disso também tem, segundo Nancy Sinatra, “um ótimo abraço”.

Quem sabe o aspecto mais marcante analisado em The Importance Of Being Morrissey seja mesmo o caráter enigmático do cantor. Ficamos, ao final do documentário, com a mesma impressão de antes – a de que a verdadeira persona dele é simplesmente inalcançável. Conforme declara Noel Gallagher, o melhor frasista entre os depoentes, “ninguém sabe como Morrissey é. Provavelmente nem ele”. O guitarrista e compositor do Oasis, entretanto, reconhece que “o que quer que você queira colocar numa letra, ou definir seu amor ou ódio por quem quer que seja, Morrissey já fez melhor”. E fulmina: “ele é o melhor letrista que eu já li”.

(Publicado originalmente no site Mondo Bacana)

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *