“O Fim do Homem Soviético”, de Svetlana Aleksiévitch
Literatura

“O Fim do Homem Soviético”, de Svetlana Aleksiévitch

2 de maio de 2017 0

Como o próprio título indica, “O Fim do Homem Soviético”, de Svetlana Aleksiévitch, vencedora do Prêmio Nobel de 2015 (Companhia das Letras), fala de um período de transição: a passagem da ex-URSS do comunismo para o capitalismo. Mas o livro não é uma obra de história convencional: em suas quase 600 páginas a autora dá voz aos verdadeiros atores deste período para lá de conturbado, as pessoas comuns. Svetlana Aleksiévitch basicamente transcreve trechos de centenas de entrevistas que fez com habitantes de toda a antiga União Soviética. E o resultado é de tirar o fôlego, como se o leitor mergulhasse em uma época de sangue, sofrimento, dor e esperança – esta última quase sempre frustrada.

A autora dá voz a saudosistas da época do stalinismo; a entusiastas dos novos tempos; a tantos outros que tiveram seus sonhos de uma vida melhor destruídos com a crise e o capitalismo selvagem que se abateram sobre a região com o fim do comunismo. Depoimentos falam da luta dos democratas contra o frustrado golpe de linha soviética em 1991, dos horrores da Segunda Guerra Mundial, das perseguições étnicas contra judeus, tchetchenos, azerbaijanos e russos. Svetlana Aleksiévitch nos leva “para dentro” da vida familiar russa: os homens bêbados e violentos contra as mulheres; as intermináveis conversas na cozinha; as posições políticas, religiosas e comportamentais quase sempre divergentes; o racismo entre povos da ex-URSS, que explodiu com o fim do comunismo.

Não tem como eu recomendar demais este livro. Qualquer elogio vai parecer pequeno, insignificante, diante do verdadeiro monumento que é “O Fim do Homem Soviético”.

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *