“O Jardim Secreto”, de Frances Hodgson Burnett
Literatura

“O Jardim Secreto”, de Frances Hodgson Burnett

25 de julho de 2016 0

Eu nunca tinha ouvido falar nem em “O Jardim Secreto” nem em sua autora, a inglesa Frances Hodgson Burnett (1849-1924). Por sorte descobri o livro mexendo na prateleira com livros da coleção Penguin-Companhia das Letras e acabei por comprá-lo.

A autora escreveu vários romances populares para adultos, peças de teatro e um livro de memórias da infância. Entretanto, ela é lembrada principalmente por seus romances que escreveu para crianças, como “O Pequeno Lorde” e este “O Jardim Secreto”.

O livro conta a história de duas crianças mimadas e ricas, a menina Mary Lennox e o garoto Colin Craven. A garota nasceu na Índia, filha de um casal que nunca lhe deu atenção – ela foi criada pelos empregados da casa – e que acaba falecendo durante uma peste. Mary então vai morar com um tio, Archibald Craven, que também não dava atenção a seu filho Colin, e o deixava aos cuidados dos empregados. O grande amor da vida de Archibald, a mãe de Colin, falecera durante o parto deste e a visão do filho lhe dava imensa tristeza. Além disso, Archibald era corcunda e tinha certeza que este defeito seria herdado pelo menino – que, acreditando nisso, sofria de fortes dores psicológicas, não conseguia andar e não praticamente não saía da cama. Outro trauma familiar era um jardim – o “jardim secreto” – que a mãe de Colin amava e, por isto, tinha o acesso proibido a todos pelo traumatizado Archibald.

Morando na mesma (imensa) casa, Mary e Colin acabam se conhecendo, por mais que o menino vivesse recluso, e tranformam a relação, que de início era difícil, numa amizade profunda: a descrição da evolução do relacionamento entre estas duas adoráveis crianças mimadas é um dos pontos altos do livro.

O grande objetivo de Mary e Colin passa a ser o conhecer o “Jardim Secreto”. Neste processo eles conhecem o bondoso e mal-humorado jardineiro Ben Weatherstaff e o fascinante Deckon – menino pobre das proximidades, de bom-humor inabalável e com o dom de conversar com os animais.

O encontro das crianças com o “Jardim Secreto” é pleno de significados simbólicos: é como se fosse o lugar do encontro do ser humano com a natureza em seu estado de mais puro. Não à toa, o livro é amado por seguidores da filosofia New Age.

Independentemente disso, o livro tem uma excelente caracterização de personagens e uma história deliciosa, que não perde o fôlego em momento nenhum. Merece, com louvores, o status de clássico que acabou recebendo ao longo dos anos.

1

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *