“O enforcado de Saint-Pholien”, de Georges Simenon
Literatura

“O enforcado de Saint-Pholien”, de Georges Simenon

8 de junho de 2016 0

É quase como se fosse uma coceira: a cada tantos meses eu começo a pensar que “já tem muito tempo” que não leio nenhum livro de Georges Simenon. Quando a “coceira” começa a incomodar, leio o mais rapidamente possível um de seus curtos romances, fico quase que inevitavelmente satisfeito e espero a próxima “coceira” chegar – para mais uma nova alegria, claro.

Em “O enforcado de Saint-Pholien”, o comissário Maigret, que está na Bélgica, apreende a mala de um homem aparentemente muito pobre em atitude suspeita, sem que este perceba, para ver a sua reação – que é totalmente inesperada: quando se dá conta que não consegue mais achar a mala o suspeito se mata com um tiro. Maigret fica com remorsos, mas a chegada do Sr. Van Damme, um homem de boa condição financeira interessado – aparentemente sem motivo – no destino do suicida deixa a coisa mais estranha ainda. E isto é só o começo.

Para não estragar a surpresa, só o que dá para dizer sobre “O enforcado de Saint-Pholien” é que, neste livro, as atitudes do comissário Maigret deixam o leitor habitual de Simenon ainda mais admirado com sua ética e seu bom senso. Altamente recomendável.

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *