Amealhando torcedores do Coritiba pelo mundo
Esporte

Amealhando torcedores do Coritiba pelo mundo

11 de setembro de 2015 0

Bruno Dias é um mineiro de Belo Horizonte, de 23 anos, fã dos Beatles e torcedor do Cruzeiro. Eu o conheci numa lista de discussões sobre música na internet. Enquanto escrevo estas linhas, ele está hospedado aqui em casa – pegou umas férias, passou uns dias em São Paulo, na casa de uma amiga comum, e mais um tempinho em Curitiba. Quinta-feira passada o levei no jogo Coritiba x Vitória, e ele ficou até mais nervoso que eu, pulando e torcendo para o Coxa. É uma pena que fomos roubados e empatamos – mas ele gostou do jogo.

Já o Giovanni e a Mariella Campidoglio acabaram conhecendo minha mulher num chat. Ela queria aperfeiçoar os seus conhecimentos de italiano, e se tornou amiga deste casal que mora na região de Taranto, no Sul da Itália. Quando eles estiveram aqui, no início do ano 2002, levei o Giovanni ao Couto Pereira para assistir Coritiba 2 x 1 Ponte Preta, pela Copa do Brasil. O Coxa deu um verdadeiro show no primeiro tempo – nosso amigo italiano gostou muito do jogo, e acabou voltando para seu país com uma camisa oficial do Coritiba, dada de presente por mim.

Mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, acabei criando uma grande amizade com o paulistano Marcos Fernandes. Ele é torcedor do São Paulo e hoje mora na Áustria – e, por causa disso, é muitas vezes chamado de Austríaco. Por minha influência o Marcos acabou elegendo o Coxa como seu segundo time, e agora acompanha os resultados do Glorioso lá da Áustria. Ele diz, inclusive, que mais pessoas da lista onde nos conhecemos começaram a simpatizar com o Coritiba por minha causa (mas não tenho grande certeza disso!). Já eu, por influência dele, escolhi o São Paulo como segundo time.

A internet é um excelente meio para espalhar o nosso amor pelo Coritiba por todo o mundo – mesmo porque pouco podemos esperar da imprensa: apesar das ótimas campanhas que temos feito, é fato sabido que grande parte da mídia nacional nos ignora solenemente. É só comparar a barulheira que acontece quando algum dos times dos “grandes centros” é prejudicado pela arbitragem e o que acontece quando nós somos os roubados – até mesmo boa parte imprensa paranaense não reclamou da absurda arbitragem do jogo Coritiba x Vitória…

E qual seria uma boa maneira de espalhar nosso amor pelo Coritiba por outros estados e países, seja pela internet, seja por outros meios? Acho que a resposta já está inserida na pergunta: pelo amor. Ressaltar mais a nossa paixão pelo Glorioso do que o nosso desprezo pelos adversários. Mostrar mais nossa alegria nas nossas vitórias do que a nossa tristeza nas vitórias dos outros times. Tentar mostrar que somos, acima de tudo, coxas-brancas – o que será sempre sinônimo de amor pelo time e simpatia para os nossos amigos espalhados pelo mundo.

(publicado no COXAnautas em 1/8/2003)

0

There are 0 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *