Maio 2016

“A ditadura envergonhada”, de Elio Gaspari
História
“A ditadura envergonhada”, de Elio Gaspari
29 de Maio de 2016 at 04:11 0
O objetivo original de Elio Gaspari na publicação de sua história da ditadura militar brasileira foi contar os detalhes de como o presidente Geisel e seu chefe da Casa Civil, o Gal. Golbery do Couto e Silva, conseguiram desmontar o aparelho repressivo que possibilitou a tortura de opositores ao regime militar de 1964. (mais…)
Leia mais +
“Correio Sul”, de Antoine de Saint-Exupéry
Literatura
“Correio Sul”, de Antoine de Saint-Exupéry
29 de Maio de 2016 at 01:16 0
Primeiro romance publicado por Antoine de Saint-Exupéry, “Correio Sul” (Nova Fronteira, 120 páginas) conta a história do piloto de correio Bernis. (mais…)
Leia mais +
Davi em 1 Samuel
Religião
Davi em 1 Samuel
23 de Maio de 2016 at 01:09 0
A primeira vez em que Davi é citado no livro bíblico 1 Samuel é no capítulo 16. Contextualizando: Deus não queria que um rei fosse ungido em Israel, mas o povo queria um e Deus, através do profeta Samuel, acabou escolhendo Saul para o posto. Por não ter obedecido perfeitamente ao Senhor, Deus se cansou de Saul e mandou Samuel procurar o novo rei entre os filhos de Jessé. No dia da escolha, como Davi era o mais novo, o seu pai já estava esquecendo-se dele: mas efetivamente o escolhido foi Davi. Enquanto aconteciam estas coisas, Saul continuava rei em Israel. Para espantar o espírito mau que frequentemente o atormentava, ele pediu que algum bom instrumentista de harpa viesse tocar para ele, e Davi foi o chamado. A cada vez que ele tocava harpa para o rei, o espírito mau se retirava de Saul. No capítulo seguinte, o gigante filisteu Golias desafia Israel - sua proposta é simples: (mais…)
Leia mais +
Vidas de Santos
Religião
Vidas de Santos
15 de Maio de 2016 at 23:37 0
Apesar de não haver certeza sobre o verdadeiro autor, não há dúvida de que “Legenda dos Três Companheiros” é uma das fontes mais antigas sobre a vida de São Francisco: segundo os estudiosos, o livro não é posterior a 1247 (enquanto que o santo faleceu em 1226). A tradição indica que a obra foi escrita por três dos mais próximos amigos do santo, os Freis Rufino, Ângelo e Leão. Na introdução do livro, os supostos autores contam que foram instados a escrever a obra por decisão do Capítulo Geral e do Ministro Geral Frei Crescêncio, “para comunicar (...) as ações mais notáveis e os prodígios do Bem-aventurado Francisco que pudessem ter visto ou chegado a conhecer”. Ainda na introdução, os autores comentam que (mais…)
Leia mais +
“La verrue”, de Françoise Rey
Literatura
“La verrue”, de Françoise Rey
15 de Maio de 2016 at 22:14 0
“La verrue” (a verruga), de Françoise Rey, apresenta um romance dentro de outro. (mais…)
Leia mais +
“Linha M”, de Patti Smith, e “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres”, de Clarice Lispector
Literatura
“Linha M”, de Patti Smith, e “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres”, de Clarice Lispector
1 de Maio de 2016 at 23:46 0
Eu já tinha ficado fascinado com “Só Garotos”, a primeira obra em prosa de Patti Smith, uma das mais importantes cantoras do movimento punk (meu comentário sobre o livro foi publicado no Mondo Bacana). O livro contava a história da amizade da autora com o fotógrafo Robert Mapplethorpe, famoso por sua obra de temática gay, quando do difícil início da carreira dos dois. O segundo livro em prosa de Patti Smith, “Linha M”, recentemente publicado, é uma espécie de relato autobiográfico, mas está longe de ser um livro de memórias comum - não deixando de ter uma qualidade meio misteriosa. (mais…)
Leia mais +