Março 2016

“Pet Sounds”, dos Beach Boys
Música
“Pet Sounds”, dos Beach Boys
30 de Março de 2016 at 00:26 0
Existem poucos discos mais cultuados que “Pet Sounds”, dos Beach Boys. É muito raro um indie (seja lá o que isto signifique) que não coloque o álbum entre os cinco melhores de sua vida. A idolatria em torno do disco lembra um pouco a idolatria – da qual participo – em cima do sueco Ingmar Bergman entre os amantes de cinema de arte. Eu já tinha ouvido falar do álbum, mas só tomei contato com o tamanho da idolatria em torno de “Pet Sounds” no começo dos anos 2000, quando conheci, pela internet, várias pessoas que também gostavam do tipo de rock que a extinta revista Bizz promovia aí pelos anos 80/90. (mais…)
Leia mais +
Blog de 2003
Impressões
Blog de 2003
29 de Março de 2016 at 22:30 0
Sexta-feira, Fevereiro 28, 2003 Posted 1:17 PM by Fabricio Muller Comments: Sons ouvidos hoje Quartetos para cordas nos. 1 e 2 de Villa -Lobos. Sonatas para violino e piano de Bach.
Posted 9:27 AM by Fabricio Muller Comments: Pensamento profundo Oh, love, peace and harmony ? Love, peace and harmony ? Oh, very nice Very nice Very nice ...Oh, but maybe in the next world Maybe in the next world (Smiths, 1987) (mais…)
Leia mais +
Joaquim Nabuco – Essencial
História
Joaquim Nabuco – Essencial
28 de Março de 2016 at 00:24 0
Consta que Caetano Veloso ficou tão impressionado com a leitura das obras de Joaquim Nabuco (1848-1910) que se inspirou nelas para gravar um disco inteiro com a temática do abolicionismo e da escravidão, “Noites do Norte”, lançado no ano 2000. Dá para entender: a leitura de textos importantes do abolicionista, reunidos pelo grande historiador Evaldo Cabral de Mello em “Joaquim Nabuco - Essencial” (Companhia das Letras, 626 páginas), é espetacular em todos os sentidos. (mais…)
Leia mais +
Lily Allen, Marc Bolan, Frank Sinatra
Música
Lily Allen, Marc Bolan, Frank Sinatra
26 de Março de 2016 at 00:41 0
Entre os músicos/compositores/bandas que eu escuto com alguma frequência, alguns eu gosto pela técnica e expressividade (John Coltrane), outros pelo tom sinistro (Burzum), pelo peso ($uicideboy$, Electric Wizard), pela complexidade (Sonic Youth, Neurosis), pelas letras (Morrissey, Bones), pela dramaticidade (Lightnin' Hopkins) ou ainda pela simples beleza (caso de muitos lieder de Schubert). Uma cantora, o vocalista de uma banda e um cantor eu curto especialmente pela voz. (mais…)
Leia mais +
Frank Sinatra na Columbia
Música
Frank Sinatra na Columbia
24 de Março de 2016 at 11:02 0
Foi meio sem querer que comprei os primeiros discos de Frank Sinatra. Na extinta loja Brenno Rossi sempre havia promoções de discos encalhados, com edição da própria loja. Eu olhei longamente um álbum duplo (era vinil) de Frank Sinatra e outro de Bessie Smith, até decidir pelo cantor apelidado de "A Voz". Como muita gente na época, eu tinha preconceito pelo cantor de New York, New York e de Strangers in the night... por ele cantar New York New York e Strangers in the night! Estas músicas, na época, me pareciam cafonas. (Na verdade, continuam a me parecer cafonas.) Por que então, comprei Frank Sinatra e não Bessie Smith, que até a Enciclopédia Abril falava bem? Não lembro bem - possivelmente li algo, na época, falando do grande cantor que Frank Sinatra tinha sido. Mas não tenho certeza. (mais…)
Leia mais +
Louise Brooks
Cinema
Louise Brooks
24 de Março de 2016 at 10:57 0
Louise Brooks é um dos maiores mitos do cinema em todos os tempos, por sua presença luminosa em filmes como A Caixa de Pandora, por sua beleza arrebatadora - mas também por sua personalidade destrutiva, impulsiva e fascinante.
(mais…)
Leia mais +