outubro 2015

O stoner/doom de Electric Wizard
Música
O stoner/doom de Electric Wizard
31 de outubro de 2015 at 01:15 0
Imagine um Black Sabbath mais lento e muito, mas muito mais pesado que o original. Esta é uma definição simples, mas precisa, do Electric Wizard, banda de stoner/doom metal de Dorset, Inglaterra. O próprio estilo da banda mostra a que ela veio: stoner se refere ao estilo musical criado pelo Kyuss, cujos riffs são influenciados pelo Black Sabbath; e doom é um tipo de metal lento e depressivo, de bandas com Candlemass, Anathema e My Dying Bride. (mais…)
Leia mais +
Rápidos comentários sobre livros lidos – 6
Literatura
Rápidos comentários sobre livros lidos – 6
30 de outubro de 2015 at 01:11 0
Restif de la Bretonne (1734-1806) era um escritor francês que viveu numa época extremamente conturbada na França, e é representante do "Segundo Iluminismo" (fim do século XVIII). Sua obra, extremamente vasta, e frequentemente autobiográfica, fez com que ele fosse apelidado de "Rousseau da sarjeta". Este apelido engloba sua preocupação social e seu gosto pelo sexo e pela pornografia. (mais…)
Leia mais +
Los Hermanos, 16/10/2015
Música
Los Hermanos, 16/10/2015
27 de outubro de 2015 at 02:45 0
É fácil se queixar do perfeccionismo de João Gilberto em shows. Suas reclamações quanto à acústica, quanto ao ar condicionado e quanto aos barulhos da plateia são folclóricos. Até eu, que o considero – disparado – o melhor cantor brasileiro, fiquei tenso no único show dele a que assisti, em 2002, de medo que ele fosse embora por algum motivo insignificante (conforme conto no meu site). (mais…)
Leia mais +
“Comentários sobre a Carta aos Gálatas”, de São João Crisóstomo
Religião
“Comentários sobre a Carta aos Gálatas”, de São João Crisóstomo
25 de outubro de 2015 at 03:24 0
Os Padres da Igreja foram os teólogos, bispos e mestres cristãos dos séculos II a VII que tiveram papel decisivo na sistematização do cristianismo. A influência dos ensinamentos dos Padres é profunda não só entre católicos romanos e ortodoxos, como também entre os protestantes – a doutrina da predestinação de Calvino, por exemplo, foi influenciada por Santo Agostinho, um dos dois mais importantes Padres da Igreja. Vou comentar aqui sobre uma obra do outro dos dois mais importantes, São João Crisóstomo (374-407), arcebispo de Constantinopla: “Comentários sobre a Carta aos Gálatas”. (mais…)
Leia mais +
João Gilberto em Curitiba (2/3/2002)
Música
João Gilberto em Curitiba (2/3/2002)
23 de outubro de 2015 at 20:25 0
Bem, não foi como o show do Morrissey, né? Grande coisa, qual show seria? (mais…)
Leia mais +
Michel de Montaigne, o primeiro blogueiro
Filosofia
Michel de Montaigne, o primeiro blogueiro
22 de outubro de 2015 at 03:16 0
Quando pensei em escrever o texto sobre a edição da Companhia das Letras de “Os ensaios” de Montaigne (uma seleção com cerca de 600 páginas, composta por um terço da obra total), a primeira coisa que me veio à cabeça foi o título: “Michel de Montaigne, o primeiro blogueiro”. Ideia genial, pensei. Até que fui procurar no Google para ver se alguém tinha tido essa mesma ideia genial. E muitos a tiveram. Muitos mesmo. Em várias línguas. Tudo bem. Não foi tão genial assim. (mais…)
Leia mais +
Los Hermanos – Espaço Callas, 19/12/2003
Música
Los Hermanos – Espaço Callas, 19/12/2003
21 de outubro de 2015 at 20:03 0
Eu já tinha saído inebriado dos dois shows mais recentes do Los Hermanos aqui em Curitiba, e os textos sobre os dois shows estão aqui no site. O segundo deles, no Cine Música Bar, foi no início da turnê de 2003 (13 de junho) e acabou sendo tão emocionante que os músicos se abraçavam no final como se tivessem ganho um campeonato de futebol. Como conseqüência, Rodrigo Amarante prometeu ao público que voltaria a Curitiba antes do final da turnê - e o show realizado em dezembro acabou cumprindo esta promessa. (mais…)
Leia mais +
“Eu não acredito nesta banda”
Música
“Eu não acredito nesta banda”
20 de outubro de 2015 at 19:52 0
Foi mágico o show da banda carioca Los Hermanos, realizado na noite de 14 para 15 de junho no Cine Música Bar, em Curitiba. A prova maior disto não foi nem a reação extasiada da plateia, nem a seção de autógrafos (os meus eu pedi para a minha filha) com os simpaticíssimos músicos realizada uns vinte minutos após o término, nem mesmo os comentários do guitarrista-baixista Rodrigo Amarante, compositor e cantor da banda junto com Marcelo Camelo, que durante o espetáculo agradeceu a plateia diversas vezes, dizendo coisas como "jamais esperaria uma recepção assim no início da nossa turnê" ou "obrigado a todos vocês - nós voltaremos ainda nesta turnê". Na verdade, eu só tive a plena certeza de que o show de Curitiba foi mágico também para a banda quando vi a reação dos músicos no final: eles se abraçavam emocionados como se fossem jogadores de futebol que tivessem vencido um jogo importante. Eu só lembro de ter visto reações semelhantes no esporte ou em solenidades de entrega de prêmios. Aquilo foi tão inesperado quanto recompensador para nós, da plateia - naquele momento soubemos que devolvemos à banda um pouco da enorme alegria que eles tinham nos dado durante o show. (mais…)
Leia mais +