Maio 2015

O irmão alemão, de Chico Buarque
Literatura
O irmão alemão, de Chico Buarque
30 de Maio de 2015 at 23:07 0
Chico Buarque foi meu grande ídolo musical na fase de saída de infância, entrada na pré-adolescência. Lembro que, assim que comprava seus discos, passava horas com os encartes tentando decorar as suas letras (normalmente decorava-as todas). (mais…)
Leia mais +
Rápidos comentários sobre livros lidos – 3
Literatura
Rápidos comentários sobre livros lidos – 3
30 de Maio de 2015 at 14:57 0
É pena que eu não tenha mais o exemplar da Enciclopédia Abril cujo verbete sobre Georg Trakl me fez ficar apaixonado por este poeta austríaco, já há uns trinta anos. Ele falava de anjos azuis, ouro, podridão e morte. Era de uma beleza tão extrema que eu não sabia direito como lidar com o assunto - Heidegger dizia que adorava a poesia de Trakl, mas não a entendia. Lembro que na época procurei algum livro de Trakl nas livrarias e simplesmente não se achava nada - e isto não mudou tanto assim, se tratando de Trakl em português. De todo modo, algum tempo mais tarde achei numa livraria - na Mal. Deodoro, ainda lembro bem disso - um livro português que, não sei bem por que, não comprei na hora. Voltei na livraria mais tarde e o livro já tinha ido embora. Agora, graças à Estante Virtual, comprei "Poemas - Antologia, versão portuguesa e introdução de Paulo Quintela", um livro português publicado em 1980 pela "O oiro do dia/Porto". (mais…)
Leia mais +
Na galeria, de Franz Kafka
Literatura
Na galeria, de Franz Kafka
29 de Maio de 2015 at 18:37 0
O extraordinário texto abaixo deve ser lido com a máxima atenção mas, se possível, de um fôlego só. Ele faz parte da obra-prima Um médico rural (São Paulo: Companhia das Letras, 2001), livro com narrativas curtas de Franz Kafka (um dos poucos do grande escritor tcheco publicados em vida). (mais…)
Leia mais +
Engenharia
Caracterização climatológica da bacia do rio Chopim
28 de Maio de 2015 at 21:05 0

Clicando no botão abaixo você pode baixar o artigo "Caracterização Climatológica da bacia do rio Chopim", apresentado no VI Simpósio de Geografia Física Aplicada, 1995, em Goiânia. Eu sou um dos coautores, juntamente com Martha R. V. B. Sugai. O autor é Irani dos Santos.

Baixar artigo
Leia mais +
Torcida e propaganda
Esporte
Torcida e propaganda
27 de Maio de 2015 at 03:12 0
Natação é um esporte chato. Se em competições de altíssimo nível as provas já dão sono, provas de menor ibope são realmente muito difíceis de assistir. Antes que chovam e-mails de nadadores aqui me xingando, já vou adiantando que eu mesmo adoro natação, e que competi (mediocremente) neste esporte durante seis anos. (mais…)
Leia mais +
A melhor torcida
Esporte
A melhor torcida
26 de Maio de 2015 at 02:34 0
Se antigamente o que mais se dizia sobre a torcida do Glorioso é que ela era fria e exigente, já há algum bom tempo a coisa tem mudado de figura. Na minha primeira coluna no Coxan@utas, em 2003, escrevi que é com grande satisfação que tenho visto, no Couto Pereira, a torcida coritibana cada vez mais vibrante, cada vez mais participante, cada vez mais positiva. (mais…)
Leia mais +
João Saldanha e o pênalti
Esporte
João Saldanha e o pênalti
25 de Maio de 2015 at 01:42 0
Como é sabido, em 1989 o Coritiba foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Nacional. Qual o motivo? O Coxa queria jogar no mesmo horário de outro time com quem disputava diretamente uma vaga e, para isto, com uma liminar da própria justiça desportiva, deixou de ir à cidade de Juiz de Fora para realizar uma partida contra o Santos. (mais…)
Leia mais +
“Esaú e Jacó”, de Machado de Assis, e “A Leste do Éden”, de John Steinbeck
Literatura
“Esaú e Jacó”, de Machado de Assis, e “A Leste do Éden”, de John Steinbeck
24 de Maio de 2015 at 05:00 0
Tanto em A Leste do Éden, de John Steinbeck, quanto em Esaú e Jacó, de Machado de Assis, dois irmãos são apaixonados pela mesma mulher. O título dos dois livros se reportam ao Gênesis: Caim foi exilado para um local “a leste do Éden” depois de ter assassinado seu irmão, Abel; Esaú e Jacó eram os dois filhos do patriarca Isaac. Além disso, o nome dos irmãos Trask, do romance de Steinbeck, Caleb e Aron, são retirados da Bíblia. (mais…)
Leia mais +