História

“edipus paranaensis”, de Cezar Benevides
História
“edipus paranaensis”, de Cezar Benevides
2 de Maio de 2018 at 23:15 0
O avô da minha mulher, Octávio da Silveira (que ela não conheceu), foi um deputado federal cassado e preso pela ditadura de Vargas, em 1935, quando da Intentona Comunista. Estou casado com a Valéria há bastante tempo já, e tenho ouvido conversas na família dela sobre a prisão do patriarca, e sua luta pelos mais pobres, praticamente desde que começamos nosso relacionamento. (mais…)
Leia mais +
“The Witches – Salem, 1692”, de Stacy Schiff
História
“The Witches – Salem, 1692”, de Stacy Schiff
4 de Abril de 2018 at 22:11 0
Betty Parris, de nove anos, e Abigail Williams, de onze, respectivamente a filha e a sobrinha do Pastor Samuel Parris, começaram a se contorcer “em posições estranhas”, a jogar coisas pelo quarto, a gritar e emitir sons desconexos. O ano era 1692 e a cidade, Salem, no Massachusetts. Num tempo em que não havia quem duvidasse da existência de Satã, a cidade começou a entrar em pânico com o sofrimento das meninas – pior do que isso, outras duas garotas, de doze anos, passaram a ter os mesmos sintomas: Ann Putnam, Jr., de doze anos, e Elizabeth Hubbard, de dezoito. (mais…)
Leia mais +
“O nome e o sangue”, de Evaldo Cabral de Mello
História
“O nome e o sangue”, de Evaldo Cabral de Mello
28 de Janeiro de 2018 at 22:20 0
“O novo século, que era o XVIII, começou bem para o sargento-mor Felipe Pais Barreto, senhor do engenho Garapu no Cabo: Sua Majestade, que Deus guardasse como todos os seus vassalos haviam mister, concedera-lhe a mercê de cavaleiro da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, com 12 mil réis anuais de pensão efetiva. Era a coroação de uma carreira que iniciara como soldado da tropa de primeira linha da capitania de Pernambuco e que prosseguira na milícia como capitão e sargento-mor das ordenanças da freguesia do Cabo, além dos cargos honrosos da gestão municipal de Olinda. Pelos estatutos da Ordem, cumpria-lhe agora passar pelas “provanças”, isto é, a investigação sobre sua ascendência, destinada a averiguar se preenchia os requisitos indispensáveis, entre outros a limpeza de sangue. ” (mais…)
Leia mais +
“Manson”, de Jeff Guinn
História
“Manson”, de Jeff Guinn
12 de Janeiro de 2017 at 21:45 0
Segundo Jeff Guinn, o autor da brilhante biografia “Manson” (Darkside, 520 páginas), a persistência macabra da fama do assassino Charles Manson se deve ao fato de que ele e boa parte de seus seguidores ainda estão vivos, aparecendo na internet, presos e lutando por seus direitos à condicional. Do mesmo modo, o jornalista André Barcinski, no seu extinto blog no R7 (agora ele está no UOL) nunca entendeu o fascínio que este criminoso medíocre exerce sobre as pessoas. Discordo dos dois. (mais…)
Leia mais +
“A ditadura envergonhada”, de Elio Gaspari
História
“A ditadura envergonhada”, de Elio Gaspari
29 de Maio de 2016 at 04:11 0
O objetivo original de Elio Gaspari na publicação de sua história da ditadura militar brasileira foi contar os detalhes de como o presidente Geisel e seu chefe da Casa Civil, o Gal. Golbery do Couto e Silva, conseguiram desmontar o aparelho repressivo que possibilitou a tortura de opositores ao regime militar de 1964. (mais…)
Leia mais +
O Gueto de Varsóvia
História
O Gueto de Varsóvia
12 de Abril de 2016 at 08:28 0
O Gueto de Varsóvia foi um dos episódios mais tristemente célebres do Holocausto: não só porque representou a eliminação de um número muito grande de pessoas, como também pela inédita resistência judaica contra os opressores nazistas. (mais…)
Leia mais +
Joaquim Nabuco – Essencial
História
Joaquim Nabuco – Essencial
28 de Março de 2016 at 00:24 0
Consta que Caetano Veloso ficou tão impressionado com a leitura das obras de Joaquim Nabuco (1848-1910) que se inspirou nelas para gravar um disco inteiro com a temática do abolicionismo e da escravidão, “Noites do Norte”, lançado no ano 2000. Dá para entender: a leitura de textos importantes do abolicionista, reunidos pelo grande historiador Evaldo Cabral de Mello em “Joaquim Nabuco - Essencial” (Companhia das Letras, 626 páginas), é espetacular em todos os sentidos. (mais…)
Leia mais +
Claus Schenk Graf von Stauffenberg
História
Claus Schenk Graf von Stauffenberg
16 de Março de 2016 at 08:57 0
A resistência anti-nazista alemã dentro do exército
(mais…)
Leia mais +