História

“A civilização do Ocidente medieval”, de Jacques Le Goff
História
“A civilização do Ocidente medieval”, de Jacques Le Goff
18 de julho de 2018 at 22:26 0
A Idade Média é conhecida como uma época de obscurantismo, ignorância, trevas, essas coisas todas. Com a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., os povos bárbaros passaram a impor seus próprios costumes à toda Europa Ocidental, e a tradição de toda a cultura clássica foi mantida, a duras penas, graças principalmente aos monastérios da Igreja. O controle político da região do entorno do Mediterrâneo, antes a cargo do Império Romano, foi se esfacelando até que se estabilizou num sistema fragmentário, o Feudalismo. A história desta época, que durou em torno de 1000 anos - normalmente seu fim é situado na queda de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, em 1453 -, é contada com grande quantidade de detalhes no ótimo “A civilização do Ocidente medieval”, do importante medievalista Jacques Le Goff (Vozes, 390 páginas). Basicamente todos os aspectos da sociedade medieval são cobertos pelo livro: as invasões bárbaras e a queda do Império Romano do Ocidente; os meios de subsistência (e a fome); o sistema político; a cultura; a vida privada; a influência decisiva da Igreja nas mentalidades, as heresias e o paganismo resistente. (mais…)
Leia mais +
“SPQR – Uma história da Roma antiga”, de Mary Beard
História
“SPQR – Uma história da Roma antiga”, de Mary Beard
24 de junho de 2018 at 21:51 0
Uma pequena decepção que tive com este ótimo “SPQR – Uma história da Roma antiga”, da historiadora inglesa Mary Beard (Editorial Crítica, 576 páginas), é que a história contada no livro termina em 212 d.C., quando o então Imperador Caracala decretou que todos os habitantes livres do Império Romano, onde quer que vivessem, seriam, a partir de então, cidadãos romanos. O Império Romano do Ocidente, como se sabe, só caiu mais de dois séculos mais tarde, em 476 d.C. - e este intervalo restante de tempo não é coberto pela obra. (mais…)
Leia mais +
“edipus paranaensis”, de Cezar Benevides
História
“edipus paranaensis”, de Cezar Benevides
2 de maio de 2018 at 23:15 0
O avô da minha mulher, Octávio da Silveira (que ela não conheceu), foi um deputado federal cassado e preso pela ditadura de Vargas, em 1935, quando da Intentona Comunista. Estou casado com a Valéria há bastante tempo já, e tenho ouvido conversas na família dela sobre a prisão do patriarca, e sua luta pelos mais pobres, praticamente desde que começamos nosso relacionamento. (mais…)
Leia mais +
“The Witches – Salem, 1692”, de Stacy Schiff
História
“The Witches – Salem, 1692”, de Stacy Schiff
4 de abril de 2018 at 22:11 0
Betty Parris, de nove anos, e Abigail Williams, de onze, respectivamente a filha e a sobrinha do Pastor Samuel Parris, começaram a se contorcer “em posições estranhas”, a jogar coisas pelo quarto, a gritar e emitir sons desconexos. O ano era 1692 e a cidade, Salem, no Massachusetts. Num tempo em que não havia quem duvidasse da existência de Satã, a cidade começou a entrar em pânico com o sofrimento das meninas – pior do que isso, outras duas garotas, de doze anos, passaram a ter os mesmos sintomas: Ann Putnam, Jr., de doze anos, e Elizabeth Hubbard, de dezoito. (mais…)
Leia mais +
“O nome e o sangue”, de Evaldo Cabral de Mello
História
“O nome e o sangue”, de Evaldo Cabral de Mello
28 de janeiro de 2018 at 22:20 0
“O novo século, que era o XVIII, começou bem para o sargento-mor Felipe Pais Barreto, senhor do engenho Garapu no Cabo: Sua Majestade, que Deus guardasse como todos os seus vassalos haviam mister, concedera-lhe a mercê de cavaleiro da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, com 12 mil réis anuais de pensão efetiva. Era a coroação de uma carreira que iniciara como soldado da tropa de primeira linha da capitania de Pernambuco e que prosseguira na milícia como capitão e sargento-mor das ordenanças da freguesia do Cabo, além dos cargos honrosos da gestão municipal de Olinda. Pelos estatutos da Ordem, cumpria-lhe agora passar pelas “provanças”, isto é, a investigação sobre sua ascendência, destinada a averiguar se preenchia os requisitos indispensáveis, entre outros a limpeza de sangue. ” (mais…)
Leia mais +
“Manson”, de Jeff Guinn
História
“Manson”, de Jeff Guinn
12 de janeiro de 2017 at 21:45 0
Segundo Jeff Guinn, o autor da brilhante biografia “Manson” (Darkside, 520 páginas), a persistência macabra da fama do assassino Charles Manson se deve ao fato de que ele e boa parte de seus seguidores ainda estão vivos, aparecendo na internet, presos e lutando por seus direitos à condicional. Do mesmo modo, o jornalista André Barcinski, no seu extinto blog no R7 (agora ele está no UOL) nunca entendeu o fascínio que este criminoso medíocre exerce sobre as pessoas. Discordo dos dois. (mais…)
Leia mais +
“A ditadura envergonhada”, de Elio Gaspari
História
“A ditadura envergonhada”, de Elio Gaspari
29 de maio de 2016 at 04:11 0
O objetivo original de Elio Gaspari na publicação de sua história da ditadura militar brasileira foi contar os detalhes de como o presidente Geisel e seu chefe da Casa Civil, o Gal. Golbery do Couto e Silva, conseguiram desmontar o aparelho repressivo que possibilitou a tortura de opositores ao regime militar de 1964. (mais…)
Leia mais +
O Gueto de Varsóvia
História
O Gueto de Varsóvia
12 de abril de 2016 at 08:28 0
O Gueto de Varsóvia foi um dos episódios mais tristemente célebres do Holocausto: não só porque representou a eliminação de um número muito grande de pessoas, como também pela inédita resistência judaica contra os opressores nazistas. (mais…)
Leia mais +